Valor Econômico
08/05/2020

Por Lucas de Vitta Lima

O mundo precisa cooperar mais para responder à pandemia de covid-19 e reduzir as desigualdades geradas pelas diferentes políticas adotadas pelos países nesta crise, alertaram ontem Christine Lagarde (BCE) e Kristalina Georgieva (FMI)

O mundo precisa cooperar mais para responder à pandemia de covid-19 e reduzir as desigualdades geradas pelas diferentes políticas adotadas pelos países nesta crise. O alerta foi dado pela diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.

Em evento virtual organizado pela agência Bloomberg, as responsáveis por duas das principais instituições econômicas do planeta também destacaram a necessidade de monitorar e aprender com a atual crise, em vez de concentrar os esforços em fazer previsões sobre o que irá acontecer no futuro.

“Estamos nos baseando em cenários, simplesmente não sabemos o quanto as economias foram prejudicadas”, disse Lagarde. “Incerteza é o que define essa crise. Em vez de fazer previsões, devemos monitorar e atuar juntos”, emendou Georgieva.

Ambas também disseram que esta é a maior crise já enfrentada pelo mundo, algo sem precedentes. Lagarde ressaltou que as diferentes respostas dos governos à pandemia têm reforçado as desigualdades existentes.

“Alguns têm sistemas de saúde capazes, outros habilidade de contrair mais dívidas…. É um choque desigual, que levou a uma resposta assimétrica e que pode provocar uma profunda desigualdade”, analisou Lagarde. Por isso, ela afirmou que o BCE tem trabalhado para garantir que a política monetária atenda as necessidade de todos os países membros da zona do euro.

Georgieva, por sua vez, disse que o vírus atinge determinados grupos de pessoas e de países com mais intensidade, o que ressalta a necessidade de cooperação, como a decisão do G20 de decretar moratória das dívidas de países de baixa renda. “O melhor que temos a fazer é aprender juntos e respondermos juntos”.