Entre os maiores empreendimentos de saneamento do País, Sistema Corumbá é inaugurado

Cerimônia de inauguração foi realizada na Estação de Tratamento de Água Corumbá

Com informações de Caesb e Saneago

 O Sistema Produtor Corumbá, um complexo de saneamento que beneficiará 1,3 milhão de habitantes, reforçando e ampliando o abastecimento de água tratada em municípios goianos e na região sul do Distrito Federal, foi inaugurado nesta quarta-feira (6). A cerimônia ocorreu na Estação de Tratamento de Água Corumbá e teve a presença dos governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de Goiás, Ronaldo Caiado, dos presidentes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Pedro Cardoso, e da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), Ricardo Soavinski, além de autoridades, empregados das duas empresas e imprensa. 

O presidente da Caesb, Pedro Cardoso, agradeceu aos empregados da Companhia e da Saneago e destacou o engajamento das duas empresas envolvidas. “Essa sinergia resultou numa obra de saneamento enorme, de grande e relevante valor para o Entorno Sul e para o Distrito Federal. Saneamento é buscar água no meio ambiente, tratar essa água e levá-la para os lares, recolher o esgoto, tratar e devolver nas melhores condições para o meio ambiente. E ainda tem a proteção desses mananciais para assegurar que tenhamos, por longo período, água boa e de qualidade, que é o nosso bem maior. Só quem acompanhou o making off dessa obra sabe o quanto ela foi difícil”, declarou Pedro Cardoso. 

Ricardo José Soavinski, Presidente da Saneago, explica que o sistema vai melhorar a qualidade de vida da população do Entorno Sul do Distrito Federal. “Da captação, às margens do Lago Corumbá, a água é bombeada por quatro imensas bombas para vencer a diferença de altitude entre a captação e Valparaíso, de 200 metros. De lá a água é tratada e distribuída para os imóveis”.

 

REFORÇO E AMPLIAÇÃO DO ABASTECIMENTO  

O Sistema Produtor de Água Corumbá é um conjunto de obras para captação de água no reservatório de Corumbá IV, com estruturas de tratamento para que a água se torne potável e seja, assim, distribuída para a população do Distrito Federal e de Goiás. Com sua entrada em operação, o Sistema reforça e amplia o abastecimento de água tratada nos municípios goianos de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama, e da região sul do Distrito Federal, que inclui as cidades de Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo II, além de áreas em processo de consolidação como o Setor Habitacional Ponte de Terra e o Setor Meirelles. Indiretamente, toda a parcela oeste do DF e a cidade de Águas Lindas de Goiás também serão beneficiadas, com a geração de excedentes no Sistema Descoberto. 

O ponto de captação de água no reservatório de Corumbá IV fica no município de Luziânia (GO), sendo a área coberta pelo lago de 173 quilômetros quadrados. A partir desta etapa, a água passa pela Elevatória de Água Bruta, na cidade de Luziânia, e segue caminho, por meio de adutoras, até a Estação de Tratamento de Água Corumbá. A partir daí, a água é encaminhada por meio de redes de distribuição para os dois estados. 

 

OBRAS REALIZADAS  

A Caesb e a Saneago executaram juntas a adutora de água bruta do empreendimento, composto por uma tubulação de aço com diâmetro de 1.200 mm e capacidade de 2.800 litros/segundo. Foram feitos 12,3 quilômetros de tubulação junto à captação de água, sob a responsabilidade da Saneago, e 15,4 quilômetros de comprimento até a Estação de Tratamento de Água Corumbá, executados pela Caesb. 

A captação e a Estação Elevatória de Água Bruta, que possuem quatro conjuntos de bombas centrífugas, motores de 5.700 cv e capacidade de 2.800 litros/segundo de água, foram executadas pela Saneago, bem como 34 quilômetros de linhas de transmissão e uma subestação elétrica 138 kV. 

Já a Estação de Tratamento de Água Corumbá (ETA), as elevatórias e as adutoras de água tratada foram construídas pela Caesb. A ETA Corumbá tem capacidade para tratar até 2.800 litros/segundo de água na primeira etapa e usará processo de tratamento por coagulação, floculação, clarificação e filtração. Dentro do DF, a água será bombeada até a cidade de Santa Maria, de onde será distribuída para a população. 

 

PARCERIA

A implantação foi realizada pelo Consórcio Corumbá, com obras de responsabilidade da Saneago e da Caesb. Ao todo, foram construídos: Estação de Tratamento de Água, Estação Elevatória de Água Bruta, 27,7 km de adutora DN1.200mm, 38 km de linha de transmissão e subestações elétricas de 138 kV.

Sobre o funcionamento do Sistema, de maneira geral, a água é captada no Lago Corumbá IV; passa pela Estação Elevatória de Água Bruta, na cidade de Luziânia; segue caminho, por meio de adutoras, até a Estação de Tratamento de Água, localizada em Valparaíso; e, depois de tratada, é encaminhada através de redes de distribuição para os imóveis. 

 

QUALIDADE DE VIDA

A primeira etapa da obra, que conta com investimentos superiores a R$ 440 milhões, apresenta capacidade de produção de 2.800 litros/segundo de água tratada – distribuídos entre a Saneago e a Caesb. Isso representa um aumento significativo da oferta de água, refletindo em melhor qualidade de vida ao Entorno Sul do DF, que está entre as áreas que mais cresce em todo o Brasil. 

 

DESENVOLVIMENTO

Nesta fase, serão beneficiadas cerca de 1,3 milhão de pessoas nos dois estados, podendo ser ampliado para o dobro disto no futuro. Compatível com esse cenário, o Sistema Produtor Corumbá também entra em operação como um dos maiores empreendimentos do setor de saneamento no País. Suas dimensões fazem jus à meta de dar suporte ao crescimento econômico e populacional registrado nos últimos anos nesses municípios, dividindo custos e agilizando ações operacionais entre os governos do Distrito Federal e de Goiás.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores

plugins premium WordPress