Por Juliana Schincariol – Valor Econômico

18/01/2019 – 05:00

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, avança no desenho de sua equipe, que será anunciada nos próximos dias. Karla Bertocco Trindade (ex-presidente da Sabesp), José Flávio Ramos (sócio da gestora Ulbrex) e Eliane Lustosa (já no BNDES) são nomes que devem compor a nova diretoria, apurou o Valor.

Desses, Ramos já é nome certo e aguarda apenas aprovação da Casa Civil para dar prosseguimento ao processo. Com experiência na tesouraria de bancos como HSBC, Nacional e Citi, ocupará a diretoria financeira do BNDES, segundo duas fontes com conhecimento do assunto. No banco, ele substituirá o economista Carlos Thadeu de Freitas. Desde 2016, Ramos era sócio da Ulbrex, gestora voltada para o mercado imobiliário. Sua trajetória profissional tem passagens como conselheiro na B3 e na BR Properties, onde também foi presidente do conselho, e diretor da Andima – atual Anbima – entre 2002 e 2004.

A permanência de Freitas, que foi para o BNDES em 2017, na gestão de Paulo Rabello de Castro, chegou a ser cogitada, mas acabou por não avançar.

Já Karla Bertocco, ex-Sabesp, está cotada para entrar no lugar do diretor de governos e infraestrutura, Marcos Ferrari, que chegou à instituição em maio do ano passado, indicado pelo ex-presidente Dyogo Oliveira. Além de ter presidido a empresa de água e esgoto do Estado de São Paulo, Karla também dirigiu a Artesp, a agência de transporte de São Paulo.

Para a área jurídica, controladoria e conformidade, o indicado deve ser o procurador do Estado do Rio de Janeiro, Henrique Bastos Rocha, substituindo Marcelo Siqueira Freitas. A expectativa é que a atual diretora de investimentos, Eliane Lustosa, permaneça no cargo. Os nomes ainda precisam ser aprovados pela Casa Civil antes de serem anunciados, e a expectativa é que esta análise ocorra nos próximos dias.

Procurado, o BNDES não se manifestou até o fechamento desta edição.

Em abril de 2018, o presidente Oliveira anunciou uma reestruturação na diretoria, que passou a ter seis membros, dois a menos que o formato anterior.

Após a cerimônia de transmissão de cargo, no Rio de Janeiro, no dia 9 de janeiro, Levy afirmou que iria anunciar a composição da diretoria da instituição “nos próximos dias”. Levy deixou em aberto a possibilidade de aproveitar executivos que já integram o corpo de funcionários da casa. “Enquanto isso, tenho trabalhado com diretores atuais, alguns dos quais podem continuar nos cargos”, disse, na época.

Um dos nomes cotados para a área de planejamento estratégico, operações e canais digitais, tecnologia da informação e administração e recursos humanos foi o de Solange Vieira, atual diretora-superintendente da Fapes, fundo de pensão dos funcionários do banco de fomento. No BNDES, ela já foi chefe de gabinete da presidência, na gestão de Maria Silvia Bastos Marques. Foi cogitada também a manutenção do atual diretor Ricardo Ramos para o posto.