Valor Econômico
18/06/2020

Por Rita Azevedo

Empresa diz que haveria espaço para isso, mas que conselho decidiu preservar caixa em função de incertezas dos impactos da pandemia

O conselho de administração da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) decidiu que a companhia não irá pagar dividendos extraordinários neste momento, em função da pandemia da covid-19.

Em comunicado, a companhia diz que, pela política de dividendos, haveria espaço para a distribuição extraordinária — uma vez que a relação entre dívida líquida e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ficou abaixo de 2 vezes no ano passado. O montante seria na ordem de R$ 400 milhões.

No entanto, “em função de incertezas dos impactos da pandemia da covid-19 que, conforme vem sendo noticiado, aparenta ainda não ter atingido seu pico no Estado de Minas Gerais”, o conselho decidiu preservar o caixa para garantir compromissos já assumidos.

Conforme a Copasa, outros pontos balizaram a decisão dos conselheiros, como a avaliação de que uma eventual dificuldade ou condições mais desfavoráveis para a captação de recursos no mercado no momento deve elevar a necessidade de uso de recursos próprios.

A empresa destaca ainda o fato de ter tomado medidas com objetivo de garantir a prestação do serviço de abastecimento de água e esgoto que, embora contem com a anuência da Agência Reguladora, afetam a geração de caixa operacional.

Por fim, a Copasa cita a adesão a uma medida divulgada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que prevê a suspensão de pagamentos de dívidas relacionadas a empréstimos e debêntures por um período de seis meses.

“A administração da companhia acredita que, até o final do exercício, o cenário econômico poderá retomar a patamares normais, momento em que poderá rever o assunto”, diz o comunicado.