Correio do Povo
03/12/2020

A PPP visa universalizar o esgoto sanitário em até 11 anos

Equipes da empresa que firmou contrato com a Corsan para serviços de coleta e tratamento de esgoto na Região Metropolitana já estão atuando nas ruas. Conforme o Termo de Transferência de Serviços, assinado nesta semana, a Ambiental Metrosul assume os trabalhos em Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão por 35 anos. A Parceria Público-Privada visa universalizar o esgotamento sanitário em até 11 anos, nas nove cidades, e beneficiar 1,7 milhão de pessoas.

A assinatura oficializou o começo da operação assistida e formalizou a transferência dos serviços de saneamento e de estruturas como as mais de 120 estações de tratamento e bombeamento, que a partir de agora são de responsabilidade da empresa. “Tivemos um início exitoso da operação dos sistemas de esgotamento sanitário nos nove municípios da Região Metropolitana, pela parceira com a Ambiental Metrosul, ratificando o sucesso deste projeto. Temos a missão de entregar para a sociedade gaúcha soluções ambientais em saneamento. Para isso, avançamos inovando com parcerias estratégicas bem-sucedidas”, diz o comunicado da Corsan.

Desde setembro, Corsan e Ambiental Metrosul trabalham na transferência do sistema, etapa que seguirá até maio de 2021, quando a parceira assumirá a operação plena do esgotamento sanitário nas nove cidades. No primeiro ano, estão previstos investimentos em melhorias nas estruturas já existentes. As obras voltadas a ampliar a rede de tratamento estão previstas para a partir do segundo ano. Por meio de 36 estações de tratamentos e 96 de bombeamento, todo o esgoto coletado pela empresa será tratado seguindo padrões nacionais na realização do processo antes de ser lançado nos rios Caí, Gravataí e Sinos.

A operação e as obras de ampliação ficam a cargo da Ambiental Metrosul, enquanto a Corsan responde pela relação comercial com os clientes e pelo abastecimento de água. A parceria prevê investimentos de R$ 1,77 bilhão.