Caern assume compromisso de ser “empresa verde” até 2025

Com informações da Assessoria de Comunicação da Caern

A sustentabilidade ganha destaque na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) após a agenda internacional da comitiva do Governo do Estado, na Noruega e Dinamarca. O compromisso da Companhia é ter toda a sua operação utilizando energia limpa até 2025, além de realizar outros investimentos na área ambiental.

Atualmente, mais de 60% de toda a energia consumida na Caern já é oriunda de fontes renováveis, do Mercado Livre de Energia, além da que vem de hidrelétrica. “Iremos trabalhar para assegurar que os outros 40% venham de fontes limpas, tais como eólica e solar. Migraremos inclusive a frota da Caern, para termos carros e caminhões movidos a energia solar, biogás das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) ou de metano verde da eletrólise do lodo”, explica o diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares.

Durante as reuniões internacionais, os Fundos Internacionais de Desenvolvimento demonstraram interesse em investir na Companhia e sinalizaram caminhos que a a Caern deve seguir. Dentre os interessados está o IFU — Fundo de Investimento para Países em Desenvolvimento da Dinamarca.

O intercâmbio de conhecimentos foi fortalecido pela State of Green, uma parceria público-privada sem fins lucrativos entre o governo dinamarquês e as quatro principais associações empresariais dinamarquesas. Neste encontro, foram discutidas oportunidades de investimento, e ainda foram compartilhados conhecimento, experiências e soluções da Dinamarca para o setor de saneamento básico. Os países escandinavos também demonstraram interesse em investir no desassoreamento de rios, bem como na recuperação da mata ciliar.

A Scatec, empresa norueguesa especializada em energia renovável, demonstrou interesse em atuar em parceira com a Caern no segmento de energia solar. Ainda em 2021, a empresa visitará a Companhia para definir os próximos passos dessa parceria.

“COMUNIDADE SUSTENTÁVEL”

Para atingir o compromisso firmado para 2025, a Caern escolherá uma comunidade potiguar que será totalmente sustentável até o final de 2022. Assim, no prazo médio de um ano, a comunidade terá sua operação completamente atendida por energia renovável, índice de perda de água mínimo, além de contar com reuso de água. A divulgação da comunidade escolhida ocorrerá em janeiro de 2022.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores