Banco de dados da Aesbe auxilia as companhias estaduais a consultar preços e insumos materiais para a realização de obras

Para a concretização de projetos de saneamento urbano em todo o Brasil, uma das fases pelas quais se tem de passar é a da aquisição de materiais e contratação de serviços. Os insumos e parte da mão de obra necessários para a implantação da infraestrutura de água e esgoto são adquiridos pelas empresas estaduais, na maioria de vezes, por meio de licitação. Em respeito ao erário público, é dever dessas companhias entender o mercado e exigir melhores preços e condições de pagamento.

Para contribuir com esse processo, a Aesbe disponibiliza às suas associadas o Banco de Preços. A ferramenta permite que as companhias compartilhem, consultem e comparem valores despendidos em suas compras.

O Banco de Preços está disponível no site da Aesbe e é formatado a partir de uma planilha eletrônica cujo preenchimento é realizado pelas companhias estaduais. Depois de enviado, o conjunto de informações é automaticamente transformado em relatório e disponibilizado a todas as estatais, para que possam entender os preços praticados nas diferentes unidades da federação, levando em consideração quesitos como tipo de material adquirido, fornecedores com menores preços, transporte, impostos locais etc.

Entre os dados presentes no Banco de Preços, estão:

  • Nome da empresa de saneamento
  • Nome e CNPJ do fornecedor
  • Data da proposta e da contratação e período de vigência
  • Número do contrato
  • Condições de pagamento e de fornecimento
  • Valores dos impostos recolhidos (IPI, ICMS e ISS)

A ideia da consolidação dos dados nasceu na Câmara Técnica de Logística, Suprimentos e Materiais da Aesbe. Vale lembrar que as câmaras técnicas têm a função de desenvolver estudos e trabalhos de interesse das associadas, os quais preveem o convite de técnicos, especialistas e consultores.

Como usar

O acesso ao Banco de Preços é de exclusividade de funcionários autorizados das empresas estaduais. Basta que eles acessem o site da Aesbe e cliquem no ícone correspondente. Quem vai se conectar pela primeira vez à ferramenta, deve antes se cadastrar no portal e solicitar o acesso, no link “Este é meu Primeiro Acesso”.

O formulário de requerimento possui alguns dados de preenchimento obrigatório, como nome completo, e-mail e companhia onde trabalha. Concluído e enviado, o pedido será respondido via correio eletrônico para a habilitação do acesso. Há, ainda, a possibilidade de atendimento pelo setor de informática em caso de dúvidas do usuário.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores