A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), uma das associadas da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), recebeu na última quinta-feira (15), no Canadá, o reconhecimento como Climate Smart Utility. Este reconhecimento foi concedido pelo IWA Recognition Programme (Programa de Reconhecimento de Inteligência Climática para Empresas de Serviços Públicos) promovido pela Associação Internacional da Água (IWA), durante o Congresso e Exposição Mundial da Água da IWA, realizado em Toronto.
Esta foi a primeira participação da Sanepar no Programa de Reconhecimento da IWA, na categoria de entrantes. A empresa foi destacada como uma das prestadoras de serviços de água e esgoto mais inspiradoras do mundo, graças às suas iniciativas inovadoras voltadas à liderança, mitigação e adaptação climática para a sustentabilidade.
“A Sanepar está inserida neste contexto como uma das melhores empresas do mundo e agora é reconhecida pela IWA pelo seu trabalho com o meio ambiente, inovação e sustentabilidade”, afirmou Anatalício Risden Junior, diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar. Vale destacar que, em abril deste ano, a Sanepar também foi reconhecida pela Global Water Intelligence e pelo Global Water Leaders como a melhor empresa do mundo em ações de universalização do saneamento.
O embaixador do Brasil no Canadá, Carlos Alberto França, que acompanhou a cerimônia de premiação, ressaltou a importância deste reconhecimento para o Brasil. Segundo ele, “Este é um reconhecimento que coloca o Brasil ao lado de países de ponta na ciência, tecnologia e no bom manejo dos recursos escassos como, por exemplo, Alemanha, Estados Unidos e Canadá. Ele também reflete não apenas o compromisso brasileiro com as metas de carbono, mas também a responsabilidade com o meio ambiente e a excelência administrativa que a Sanepar possui e que permite que seja lucrativa, preocupada com a comunidade, além de conseguir ser inovadora”.
A conquista deste reconhecimento envolveu a avaliação de diversas ações da Sanepar, especialmente aquelas implementadas durante a crise hídrica que atingiu o Paraná entre 2019 e 2022. Entre as iniciativas destacadas, estão a consideração de eventos extremos em projetos de infraestrutura e a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, reportadas ao longo dos últimos 13 anos. Iniciativas de inovação, como a geração de energia sustentável e a reciclagem de lodo, também foram avaliadas. “Foram consideradas também as ações de engajamento e liderança para que o setor continue se fortalecendo junto às partes interessadas“, explicou Roberta Kiska Filippini, Coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Ambiental da Sanepar.
O Comitê do Programa de Reconhecimento avaliou propostas de 92 empresas de água e esgoto de 88 países. Destas, 36 foram selecionadas, sendo 28 consideradas como Climate Smart Utilities conforme os padrões da IWA. Na categoria avançada, 16 empresas foram selecionadas, enquanto 12 empresas foram reconhecidas na categoria entrante. As três primeiras colocadas em cada categoria foram convidadas a apresentar suas jornadas em um workshop durante o Congresso.
A Associação Internacional da Água (IWA) é uma das mais renomadas organizações do mundo no setor de água e esgoto, reunindo profissionais de mais de 140 países, incluindo cientistas, investigadores, empresas de tecnologia, prestadores de serviços de saneamento e demais partes interessadas envolvidas na gestão da água.
O reconhecimento recebido pela Sanepar é parte da iniciativa Climate Smart Utility, que integra o Programa de Reconhecimento do Congresso da IWA. Este programa visa inspirar serviços públicos e partes interessadas a se tornarem cada vez mais inteligentes em termos climáticos, promovendo uma mudança cultural baseada em três pilares interligados: adaptação, mitigação e liderança. “A iniciativa visa apoiar as empresas de saneamento do mundo inteiro na sua jornada em direção à resiliência climática, e o Programa de Reconhecimento é um dos componentes que celebra as utilities que estão realmente atuando na agenda da relevância do clima”, afirmou Daniela Bemfica, diretora do Programa Estratégico e Engajamento da IWA.
Lançado em 2022 em Copenhagen, na Dinamarca, o Programa de Reconhecimento teve sua segunda edição em 2023, em Kigali, Ruanda, e a terceira edição ocorre neste ano em Toronto, Canadá.