O presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Neuri Freitas, realizou uma visita técnica na Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), em Lisboa – Portugal. A comitiva foi recebida pelo presidente da EPAL, Carlos Martins, além de diretores da empresa e representantes da RODE de Águas de Portugal. Durante o encontro, foram apresentadas ao presidente Neuri as evoluções dos serviços de água e esgoto no país, com um foco especial na atuação da EPAL.
Na oportunidade, o presidente da Aesbe mostrou as ações da associação no Brasil para os presentes, além de apresentar dados de atendimento das companhias associadas à entidade. A EPAL compartilhou com a delegação brasileira suas estratégias para tornar as operações mais eficientes, destacando a redução de perdas e a adoção de energias renováveis, como fotovoltaica, eólica e mini hidrelétricas instaladas nas tubulações de água para geração de energia. Outro ponto de destaque foi a gestão integrada dos sistemas comerciais e operacionais da empresa, garantindo um atendimento mais eficiente e transparente aos clientes.
No âmbito do relacionamento com o cliente, a EPAL demonstrou seu modelo avançado de comunicação, que inclui notificações automáticas por mensagem e chamadas telefônicas para alertar consumidores sobre eventuais interrupções no abastecimento. Além disso, há um acompanhamento prioritário para clientes sensíveis, como hospitais e outras instituições de saúde.
“Foi um encontro muito proveitoso, que nos permitiu conhecer soluções inovadoras e avaliar possibilidades de parcerias futuras entre a Cagece, a Aesbe e as empresas de saneamento portuguesas, como a DP e a EPAL”, destacou Neuri Freitas.
A visita também incluiu uma apresentação sobre o modelo regulatório do setor em Portugal, que busca um equilíbrio entre empresas, consumidores e o poder concedente.