Em seu 50º aniversário, o Dia Mundial do Meio Ambiente em 2023 analisa as “soluções para a poluição plástica”

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo 

Neste 5 de junho, celebra-se o quinquagésimo aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, sob o tema “soluções para a poluição plástica”. Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, esta data tem sido eficaz na promoção de transformações globais e para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em 2023, a temática escolhida para comemorar a data, “soluções para a poluição plástica”, teve a finalidade de estimular um debate mundial acerca dos índices alarmantes da poluição plástica e seus impactos na vida cotidiana das populações ao redor do mundo.

Conforme o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a escala de produção de plástico supera 400 milhões de toneladas anualmente em todo o planeta, sendo que metade desta produção é destinada ao uso único e temporário. Menos de 10% deste total é direcionado à reciclagem. Estima-se que entre 19 e 23 milhões de toneladas de resíduos plásticos infestam o ambiente aquático, incluindo lagos, rios e oceanos, a cada ano. Cada habitante do planeta ingeriria mais de 50.000 partículas de plástico anualmente, número que aumenta se considerarmos a inalação. O plástico de uso único, ao ser descartado ou incinerado, se torna uma ameaça à saúde humana e à biodiversidade, poluindo todos os cantos dos ecossistemas.

No Brasil, dados do relatório “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022” apontam que a produção de resíduos plásticos nas áreas urbanas atingiu 13,7 milhões de toneladas no último ano, o que representa 64 quilos de plástico por pessoa. Um estudo do World Wide Fund for Nature (WWF Brasil) revelou que, em 2019, foram produzidas 11,3 milhões de toneladas de plástico, contudo, somente 145 mil toneladas foram recicladas, correspondendo a 1,3%, um índice bem abaixo da média global de reciclagem de plástico, que é de 9%. Tal realidade posiciona o Brasil como o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo.

A poluição pelo plástico compromete a qualidade do ar, do solo e afeta os sistemas de fornecimento de água, já que o material tem a capacidade de absorver diversas toxinas e pode levar até um século para se decompor naturalmente.

A Aesbe enfatiza a importância de estimular a formação de uma consciência coletiva voltada à responsabilidade socioambiental, que promova o respeito ao meio ambiente por meio de práticas sustentáveis. O desejo é que o Dia Mundial do Meio Ambiente instigue em toda a sociedade a reflexão sobre medidas que combatam a poluição plástica e incentivem a defesa das causas socioambientais.

Além do dia 05 de junho, há outras datas significativas nesta semana que estabelecem um vínculo com o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado em 03 de junho, e o Dia Mundial dos Oceanos, em 8 de junho, são convites para que a população reconsidere e reflita sobre o nível de consciência ecológica exercido no atualmente.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores