Diretoria da Aesbe aprova criação de três novas Câmaras Técnicas para fortalecer o setor de saneamento

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou, nesta quarta-feira (19), a 1ª Reunião de Diretoria de 2025, na ocasião foram debatidas pautas estratégicas para o setor. Um dos principais destaques foi a aprovação da criação de três novas Câmaras Técnicas: de Recursos para Investimentos e Finanças; de Saneamento Rural e de Projetos e Obras; reforçando o compromisso da entidade com a inovação e o aprimoramento da gestão dos serviços de saneamento no Brasil.

Câmara Técnica de Recursos para Investimentos e Finanças (CTRISF): Resultado da evolução do GT de Recursos para Investimentos em Saneamento, essa câmara terá como foco a estruturação de novos mecanismos financeiros para impulsionar o setor.

Câmara Técnica de Saneamento Rural (CTSR): Criada a partir do GT de Saneamento Rural, a nova câmara irá aprofundar discussões sobre políticas e estratégias para ampliar o acesso à água e ao saneamento em áreas rurais.

Câmara Técnica de Projetos e Obras (CTPO): Com o objetivo de enfrentar os desafios da universalização do saneamento, essa câmara nasce para alinhar projetos às necessidades específicas do setor, incentivar a inovação e atender às demandas de compartilhamento de infraestrutura.

Outro ponto central da reunião foi a análise da tramitação do Projeto de Lei 2027, atualmente em discussão na Câmara dos Deputados. A diretoria debateu estratégias para enfrentar os impactos da proposta, visando proteger os interesses das empresas estaduais e garantir avanços sustentáveis para o setor.

Outros assuntos de interesse da entidade foram debatidos pela Diretoria.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores