Deso entrega 23 mil itens para cultivo de mudas à biofábrica do Sergipe Parque Tecnológico

Insumos serão utilizados para a produção de mudas destinadas à revitalização de nascentes em todo Estado.

Com informações de Deso

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) entregou mais de 23 mil artefatos para cultivo de mudas à biofábrica do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), como parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a instituição de pesquisas, para execução do Projeto de Preservação e Recuperação de Matas Ciliares das áreas dos mananciais utilizados pela empresa, para o abastecimento da população.

O acordo prevê a produção anual de 40 mil mudas rustificadas, plantas mais resistentes e adaptadas às estiagens, o que facilita o processo de recuperação da vegetação. As matas ciliares são essenciais para manter a produção e a qualidade da água. A vegetação existente no entorno de nascentes, rios, riachos e barragens, protegem a água, e sem a mata ciliar, nascentes podem secar, margens de rios e riachos desabam e a infiltração da água da chuva no solo diminui, reduzindo as reservas de água do solo e dos lençóis freáticos.

Para Cláudio Júlio, da Gerência de Meio Ambiente da Deso, a parceria faz com que a Companhia seja referência em boas práticas ambientais. “O Acordo de Cooperação Técnica estabelecido entre a Deso e SergipeTec visa primordialmente o desenvolvimento através da parceria já existente, em executar um projeto de preservação e recuperação de nascentes em matas ciliares e mananciais utilizados pela Companhia. Dentro das metas e cronogramas em execução, consta que no período de três anos, serão fornecidas anualmente, 40 mil mudas, produzidas ou germinadas dentro da biofábrica do SergipeTec e fornecidas a Deso para distribuição, efetuando toda a logística de transporte e as devidas doações para os que vão colaborar com a Companhia para essa preservação”, ressaltou o gerente.

“Estamos cumprindo nosso papel do ponto de vista da sustentabilidade dentro das boas práticas e políticas de governança preconizadas pela Deso. Isso nos torna referência dentro da ótica de visão, com relação ao Meio Ambiente, já que utilizamos um produto que é primordial, tanto para necessidades humana, como o bem-estar social. O projeto está em andamento, já temos previsão do primeiro lote para serem implantadas as primeiras mudas no plano de recomposição florestal no Rio Piauítinga, a título de compensação pela Administração Estadual do Meio Ambiente e o Ministério Público do Estado, para recompor o cenário, o qual foi construído o novo Sistema de Captação para ampliação do Sistema Piauítinga, que abrange toda nossa região Centro-Sul de Sergipe, e denota cada vez mais a importância desse viés socioambiental e de governança por parte da Deso”, finalizou Cláudio Júlio.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores