Com informações de Cedae
A agenda do primeiro semestre de 2023 do Replantando Vida, programa socioambiental da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), somou 130 mil mudas doadas para 39 municípios fluminenses. O quantitativo é suficiente para reflorestar uma área de 78 hectares, ou seja, quase 110 gramados do Maracanã.
As espécies doadas incluem aroeira pimenteira, cabeludinha, cambuí, embirema rosa, ingá, ipês, jacarandás, jenipapo, limão bravo, louro pardo, pau jangada, pau viola e sibipiruna – todas cultivadas nos sete viveiros florestais mantidos pela Cedae, que têm capacidade de produzir 2 milhões de mudas por ano de 254 espécies nativas da Mata Atlântica, das quais 40 estão ameaçadas de extinção.
O trabalho ambiental – da produção ao plantio – é feito por apenados que integram o programa, parceria entre a Companhia e a Fundação Santa Cabrini (FSC).
Balanço do Mês do Meio Ambiente é destaque
Em junho, mês em que é comemorado o Dia do Meio Ambiente (5/6), a Cedae superou a marca de 10 mil mudas doadas para mais de 40 ações socioambientais em 17 municípios do Estado.
“Nossa meta é contribuir ainda mais com o fortalecimento da infraestrutura verde dos mananciais. Para isso, vamos expandir nossa capacidade de produção de mudas no interior com a instalação de dois novos viveiros, localizados nas penitenciárias de Resende e de Itaperuna, que vão beneficiar diretamente a Bacia do Rio Paraíba do Sul”, afirma Alcione Duarte, coordenador do Replantando Vida.
Municípios e instituições interessadas em estabelecer parcerias para atividades de reflorestamento podem entrar em contato com a Cedae pelo e-mail replantandovida@cedae.com.br