Com informações de Caer
As obras para a universalização de água tratada realizadas pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) receberão aporte financeiro governamental no valor de R$ 40 milhões. O montante foi aprovado em sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado, na terça-feira, 31, conforme o projeto de lei 249/2022, com 15 votos favoráveis e nenhuma abstenção.
Pela matéria, o Poder Executivo está autorizado a realizar aporte em favor da Companhia para complementar os investimentos do Programa Água Para Todos, que hoje compreende obras executadas e em diversos estágios de desenvolvimento.
Dentre elas, a construção do Sistema de água potável nos bairros Pedra Pintada, João de Barro, Jardim das Copaíbas (Distrito Industrial), no município de Boa Vista; a implantação de cinco mil caixas d’água no município de Boa Vista; a construção de torre pré-moldada de concreto e caixa d’água de mil litros no município de Boa Vista; a implantação de redes autoria, distribuição e ligações, perfuração de poço tubular, no bairro Senador Hélio Campos, município de Boa Vista.
E ainda, a implantação do Sistema de Abastecimento de Água Tratada na Cooperativa UNICARVÃO, no Distrito Industrial, no município de Boa Vista; a implantação dos Sistemas de Água em 21 comunidades no interior do Estado; Construção de novas sedes da Caer nos municípios de São Luiz, Rorainópolis, Mucajaí, Cantá, Uiramutã e Amajari (Tepequém); além da construção de escritório padrão Caer e depósito na sede do município de Mucajaí; e a recuperação do Centro de Reservação e Distribuição, em Rorainópolis.
Permite também a realização de melhorias do Sistema de Abastecimento de Água tratada em diversas outras localidades do Estado de Roraima.
Segundo o presidente da Caer, James Serrador, o programa Água Para Todos foi lançado
em novembro de 2021 com a previsão de investimento de R$ 60 milhões em saneamento básico. “O primeiro aporte financeiro foi enviado pelo Governo do Estado no ano passado o que permitiu executar inúmeras obras, como o bairro Nova Vida, Jardim das Copaíbas, João de Barro, como também no interior”, enfatizou.
AÇÕES EXECUTADAS
Em três anos, foram contratados 90 poços artesianos para perfuração em todo o Estado, sendo que 26 foram ativados em Boa Vista, aumentando em 50,75% a captação de água feita por poços artesianos e chegando a mais de 99% em cobertura na Capital. Outros 20 poços foram perfurados e mais seis reativados.
Em 2019, três poços foram ativados no São Bento e Cidade Satélite, bem como as obras do CRD (Centro de Reservação e Distribuição) do Cidade Satélite foram concluídas beneficiando mais de 14 mil pessoas.
Em 2020, mais seis poços foram perfurados nos bairros Operário, Jardim Tropical, 13 de Setembro, Cinturão Verde, Ayrton Rocha (Conjunto Pérola) e Cidade Satélite.
No ano passado, sete poços entraram em funcionamento, sendo três no Cidade Satélite, dois no bairro Ayrton Rocha (Conjunto Pérola), um no São Bento e outro no Centenário. Além de a Companhia ter recuperado os CRD’s Caranã e Pintolândia, que há anos não passavam por melhorias.
Para aumentar a pressão da rede, e solucionar problemas em bairros mais centralizado, em 2022, mais quatro poços foram perfurados, sendo dois no Santa Tereza, um no Caimbé e um no Buritis.
A Caer dispõe de 1.135.979 metros de extensão de rede implantados em Boa Vista, sendo mais 11.900 metros de rede de água nos bairros São Bento, Pedra Pintada e Comunidade Nova vida, com a regularização mais de 1.000 mil ligações de água.
Mais sete obras serão entregues no primeiro semestre de 2022
O sistema de abastecimento de água do Jardim das Copaíbas está construção e inclui 3.700 metros de extensão de rede, regularização de 120 ligações e um poço tubular profundo.
A implantação dos sistemas de água da Cooperativa dos Carvoeiros, João de Barro, Pedra Pintada e Senador Hélio Campos, vai garantir a regularização de 10 mil ligações domiciliares.
As obras de recuperação do CRD São Vicente estão 75% concluídas. O investimento vai beneficiar os moradores dos bairros São Vicente, Pricumã, Calungá, 13 de Setembro, Liberdade e Mecejana.