Aesbe realiza segundo dia de reunião entre associadas da região Norte e Funasa

O segundo dia da reunião entre as associadas da região Norte da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ocorreu na manhã desta terça-feira (3), na sede da Superintendência da Funasa, em Belém (PA). A agenda foi dedicada à continuidade dos temas tratados no dia anterior e à discussão de novas pautas voltadas ao enfrentamento da crise climática e ao fortalecimento do saneamento básico na Região Norte.  

A reunião contou com representantes de empresas de saneamento do Amazonas (Cosama), Amapá (Caesa), Pará (Cosanpa), Roraima (Caer), Rondônia (Caerd) e da Aegea– que tem atuação em cidades do Pará e em municípios das regiões Norte e Nordeste. 

Um dos destaques do encontro foi a apresentação da “Casa do Saneamento”, projeto planejado pela Funasa e Aesbe para integrar as discussões da COP30, que será realizada em Belém. Durante as apresentações, ambas as instituições destacaram como a iniciativa poderá trazer visibilidade às ações realizadas no setor e contribuir para atrair novas parcerias internacionais.  

Outro tema central foi o estágio atual do acordo de cooperação entre a Funasa e a Aesbe. A discussão abordou os próximos passos para fortalecer a atuação conjunta, com ênfase na implementação de medidas práticas que beneficiem as comunidades mais afetadas pelas mudanças climáticas. A Funasa também destacou programas que podem ser aproveitados pelas associadas da Aesbe, especialmente no contexto de emergências hídricas.  

Além disso, o presidente da Funasa solicitou relatos das companhias estaduais de saneamento sobre as medidas emergenciais e mitigadoras adotadas durante o enfrentamento da seca, os procedimentos licitatórios em andamento para transporte de água e equipamentos, como balsas, e os planos para o enfrentamento de situações similares no próximo ano. Essas informações serão fundamentais para ajustar os programas da Funasa às necessidades regionais e aprimorar o planejamento para crises futuras. 

O encontro foi encerrado com um almoço oferecido pela Aesbe, proporcionando um espaço para a troca de experiências e o fortalecimento das relações entre os participante. O encontro evidenciou a importância da integração entre os órgãos para fortalecer as ações de enfrentamento às mudanças climáticas e promover o acesso ao saneamento básico, especialmente na Região Norte do Brasil.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores