O presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Neuri Freitas, e o secretário executivo da associação, Sérgio Gonçalves, participaram de uma reunião na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, para tratar de estratégias de fortalecimento do saneamento básico no Brasil. O encontro contou com a presença de Luciana Costa, diretora de Infraestrutura e Mudança Climática do BNDES, e Felipe Borim, superintendente da Área de Infraestrutura do banco, além de representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Durante a reunião, foi discutida a necessidade de aumentar os investimentos no setor, com foco em expansão e melhoria das redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além da ampliação de ligações e interligações de esgoto e na redução das perdas de água.
A diversificação da matriz hídrica, por meio do reúso de água e de tecnologias de dessalinização, também esteve entre os pontos abordados, juntamente com a busca por soluções sustentáveis e inovadoras que integrem novos negócios ao setor. A Aesbe apresentou um panorama do saneamento básico no Ceará, destacando o papel da Cagece na universalização dos serviços prestados e nas Parcerias Público-Privadas (PPP) como ferramentas para alavancar iniciativas sustentáveis e fortalecer os novos negócios.
Outro aspecto relevante discutido foi a necessidade de facilitar e acelerar os processos de financiamento para o setor, considerando tanto o refinanciamento de dívidas quanto a viabilização de novos projetos.
A reunião reforçou a importância da parceria entre a Aesbe e o BNDES para o desenvolvimento de ações concretas que promovam a universalização do saneamento no país, buscando sempre soluções sustentáveis e inovadoras que garantam o avanço contínuo desse setor estratégico para o Brasil.