A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) celebra o retorno da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) ao seu quadro associativo. As companhias integraram as oito empresas que participaram da criação da Aesbe, na gestão do então presidente da Sabesp, Gastão Cesar Bierrenbach, e do então presidente da Casal, Flávio Rui Guerra Mota. As empresas mantiveram-se como membro da associação por décadas, e consolidaram suas presenças e contribuições para o desenvolvimento do setor de saneamento básico no Brasil.
Após o afastamento, a companhias retomam agora sua posição na Aesbe, reforçando a cooperação entre as principais empresas estaduais de saneamento. O retorno fortalece a união e o compartilhamento de experiências entre as associadas, além de contribuir para a formulação de políticas públicas e estratégias para a universalização dos serviços de saneamento no país.
Para o presidente da Aesbe, Neuri Freitas, com o retorno das companhias, a associação está mais fortalecida para garantir um futuro sustentável e eficiente para o saneamento no Brasil. “É com grande satisfação que comemoramos o retorno da Sabesp e do Casal ao quadro associativo da Aesbe. A presença dessas empresas, que foram fundamentais na fundação da nossa associação, é um marco importante para o fortalecimento da cooperação entre as empresas de saneamento no Brasil. Juntas, trabalharemos para enfrentar os desafios do setor, promovendo a troca de experiências e contribuindo para a formulação de políticas públicas que visem à universalização dos serviços de saneamento”, enfatiza.
Com sua volta ao quadro associativo, a Sabesp e a Casal reforçam o compromisso com o desenvolvimento do setor, que ganha ainda mais relevância no cenário atual, com os desafios impostos pela agenda de sustentabilidade e a busca pela universalização do saneamento.