Na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, o Grupo Globo promoverá um evento de grande importância para o setor de saneamento básico, com o objetivo de discutir o impacto da Reforma Tributária na universalização dos serviços de água e esgoto no Brasil.O evento, que é fechado para convidados, ocorrerá das 9h às 12h no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. É possível acompanhar o evento ao vivo através do canal do Globo e do Valor Econômico.
Com o tema “Reforma Tributária e os Riscos para a Universalização do Saneamento”, o encontro conta com patrocínio da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e da Abcon Sindcon e reunirá parlamentares, representantes de entidades do setor e especialistas em tributação para debater as consequências da simplificação do sistema tributário nacional e os desafios impostos ao setor de saneamento.
De um lado, está a urgência de tornar o sistema tributário mais eficiente e menos complexo para empresas e contribuintes. De outro, a prioridade de alcançar a universalização do saneamento, sem sobrecarregar a população, especialmente a de baixa renda.
O evento buscará apontar soluções para mitigar possíveis impactos financeiros nos serviços de saneamento, um setor essencial para a saúde pública e a preservação ambiental. Esse é um momento estratégico para avaliar como a reforma pode influenciar diretamente a capacidade de investimento das empresas e, em última instância, o acesso da população aos serviços de qualidade.