As boas práticas na gestão de suprimentos incluem atividades como, a capacitação dos profissionais que atuam nos almoxarifados e auditorias junto às Agências. Entre as quase 194 de Agências da Companhia, 128 passaram por auditorias em 2023 – e 120 já realizaram avaliações e levantamentos, além de receber orientações de melhorias este ano. Mais de 200 colaboradores participaram de cursos que buscam modernizar a atuação nas ações de distribuição e registro de materiais. Atualmente, a CASAN trabalha com mais de 2.000 mercadorias separadas em 120 grupos, que são compradas para garantia das atividades diárias de tratamento da água, coleta e depuração do esgoto.
“Estamos implantado uma nova política de suprimentos em toda a Companhia. Agora um novo passo será a digitalização de baixa de estoques, com controle dos materiais através de leitores de códigos de barras que se comunicam com um servidor conectado em toda a CASAN. Esse projeto-piloto entra em prática em outubro no Almoxarifado Central e depois será levado aos almoxarifados regionais e a Agências de todo o Estado”, explica o gerente de Suprimentos, Josué Peres da Silva
Outra frente de trabalho na busca de redução de custos com suprimentos e estoques é o desenvolvimento um Sistema para Pré-Qualificação de Marcas, ferramenta que será implementada pela equipe de Tecnologia da Informação da própria Companhia. “Baixar estoques significa comprar com racionalidade. Estamos diminuindo os estoques, mas não está baixando o material necessário, porque estamos fazendo melhores compras. E esse valor pode ser redistribuído para outras áreas”, completa Josué.