Nesta terça-feira (13), o Grupo de Trabalho de Dados e Informações da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) se reuniu remotamente para receber, em primeira mão, a apresentação do estudo “Atualização das Análises dos Déficits de Atendimento e dos Investimentos Realizados nos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”. O documento, apresentado por Adauto Santos, consultor da Aesbe, trouxe uma análise detalhada sobre os investimentos no setor ao longo dos últimos 21 anos, e apontou os desafios que ainda precisam ser enfrentados para alcançar a universalização dos serviços no país. Esse é um novo estudo elaborado para a Série Universalizar e que será lançado oficialmente no dia 27 de agosto, às 10h30, através do canal do YouTube da Aesbe.
O artigo abordou a análise dos déficits de atendimento e dos investimentos realizados nos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário com base nas informações do Plansab e do SNIS. “O patamar de investimentos observados em 2022 é particularmente relevante, pois se iguala ao maior nível registrado na série histórica, que ocorreu em 2014, quando os investimentos também representaram 0,22% do PIB. Este aumento reflete um esforço contínuo para ampliar e melhorar a infraestrutura de saneamento no país, mas ainda há muito a ser feito, especialmente em áreas rurais e periurbanas”, destacou Adauto Santos durante sua apresentação.
Durante a reunião, que contou com a participação de mais de 20 especialistas, incluindo Sérgio Gonçalves, secretário executivo da Aesbe, foram discutidos também os desafios externos que impactam o setor de saneamento. Entre eles, o planejamento urbano, o meio ambiente, os recursos hídricos e a vulnerabilidade social. A necessidade de construir novos arranjos institucionais e modelos de prestação de serviços, além de investir na reposição dos sistemas existentes, também foi amplamente debatida.
Sobre a Série Universalizar
A série “Universalizar” apresenta uma coleção de publicações feitas pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) de forma segmentadas, que incluem: Artigos, Documentos, Estudos, Notas Técnicas e Pareceres.
Com o lançamento da série “Universalizar”, a Aesbe reafirma seu compromisso com a promoção de avanços significativos no setor de saneamento básico. Essas publicações fornecem conhecimento especializado e direcionamentos práticos que podem ser utilizados pelos gestores, técnicos, consultores, pesquisadores e colaboradores do setor.