Com o objetivo de promover um debate aprofundado sobre os desafios e inovações no setor de saneamento, visando a universalização dos serviços de forma eficiente e sustentável, a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Revista Conjuntura Econômica do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) irão promover o Seminário Nacional Caminhos e Obstáculos para a Universalização do Saneamento Básico no dia 22 de agosto, das 8h30 às 18h, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza (CE). As inscrições estarão disponíveis em breve.
O seminário, limitado a 150 vagas, promete ser um espaço de troca de conhecimentos e experiências, contando com a presença de profissionais de todo o Brasil. A programação preliminar do evento se inicia com a recepção dos participantes, seguida por uma palestra de boas-vindas conduzida por Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da Cagece. Na sequência, Elmano de Freitas, governador do Estado do Ceará, fará a palestra de abertura.
Já para a Palestra Magna do seminário, foi convidado o Sr. Carlos Nobre, cientista sênior no Instituto de Estudos Avançados da Universidade Federal de São Paulo (USP) e integrante do grupo Planetary Guardians. O evento prossegue com duas mesas temáticas, a primeira delas abordando “O Papel do Saneamento na Sustentabilidade e Mudanças Climáticas”. Esta mesa contará com as participações de Neuri Freitas; Vilma Freire, secretária de Meio Ambiente do Ceará; e Sandra Patrícia, pesquisadora do FGV IBRE, e será moderada por Solange Monteiro, editora da revista Conjuntura Econômica.
Marcando o início do segundo turno, a segunda mesa temática tratará dos “Impactos da Reforma Tributária no Setor de Saneamento”. Os palestrantes convidados são: Bernardo Appy, secretário Extraordinário da Reforma Tributária; Neuri Freitas; Christianne Dias Ferreira, diretora executiva da Abcon; Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro do FGV IBRE; Veronica Sanchez, diretora-presidente da ANA; e João Gabriel Laprovítera Rocha, presidente do Conselho da Agência Reguladora do Ceará (Arce). A moderação ficará a cargo de Flávio Ataliba, coordenador do Centro de Estudos para o Nordeste do FGV IBRE.
Serviço
O quê: Seminário Nacional “Caminhos e Obstáculos para a Universalização do Saneamento Básico”
Data: 22 de agosto de 2024
Horário: 8h30 às 18h
Local: Hotel Gran Marquise – Auditório Capitólio. Endereço: Avenida Beira Mar, 3980 – Praia do Mucuripe, Fortaleza (CE).
Inscrições: em breve