Nesta sexta-feira (26), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou o webinar de lançamento da nova Nota Técnica que analisa os impactos da Reforma Tributária nas companhias de saneamento, que integra a Série Universalizar. Com a participação de Neuri Freitas, presidente da Aesbe, o evento reuniu autores da Nota, que explicaram as análises contidas no documento. Para acessar a Nota Técnica na íntegra, clique aqui. É possível assistir ao webinar de lançamento, por meio do canal do YouTube da Aesbe, clique aqui e acesse.
O lançamento contou com a participação de especialistas responsáveis pela Nota Técnica: Mirian Mara Batista da Silva, doutora em Controladoria e Contabilidade pela UFMG e consultora da Fundace; e Sílvio Hiroshi Nakao, professor na FEA-RP/USP e membro da Fundace, foram os palestrantes. O evento teve como debatedor Reginaldo José de Castro, secretário da Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças da Aesbe e gestor da Divisão de Contabilidade da Cesan; e como moderador, Sergio Gonçalves, secretário executivo da Aesbe.
O presidente da Aesbe, Neuri Freitas, participou do lançamento e enfatizou a importância deste estudo: “O lançamento desta Nota Técnica foi fundamental para entendermos os impactos da Reforma Tributária no setor de saneamento. A Aesbe continuará comprometida em promover estudos e pesquisas que tragam subsídios para melhorias no segmento”, afirma o presidente.
Durante a apresentação, Silvio Hiroshi e Mirian Silva discutiram as implicações da Reforma Tributária no setor de saneamento, destacando que houve um aumento de carga tributária e a necessidade de discussão de mecanismos de ajuste tarifário. A doutora em Controladoria e Contabilidade pela UFMG e consultora da Fundace, Mirian Silva acrescentou: “É importante que as empresas estejam preparadas para se adaptar a essas mudanças e que sejam discutidos mecanismos que minimizem o impacto sobre os serviços prestados à população”.
Segundo Sergio Gonçalves, secretário executivo da Aesbe, o estudo foi fundamental na elucidação dos impactos perante as mudanças legislativas. “É imprescindível continuarmos promovendo análises detalhadas sobre os impactos das mudanças legislativas no setor de saneamento. A Aesbe está empenhada em buscar soluções que beneficiem nossas empresas associadas e garantam serviços de qualidade à população”, afirma Sérgio.
O evento foi uma oportunidade para gestores, técnicos e profissionais do setor de saneamento entenderem melhor as mudanças trazidas pela Reforma Tributária e seus efeitos nas empresas estaduais de saneamento básico. Para mais informações e para acessar o webinar, visite o canal do YouTube da Aesbe.
Outros lançamentos – Série Universalizar
Outras produções da Série Universalizar serão lançadas nos próximos dias, por meio de webinares. No dia 9 de maio, às 15h, haverá o lançamento do Diagnóstico de Comparações entre os resultados do Censo 2022, SNIS 2022 e Plansab 2019. Clique aqui e salve o link da transmissão!
O Diagnóstico de análise do Censo 2022 referente ao atendimento com serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de municípios que atendem à universalização será realizado no dia 14 de maio, às 15h. Clique aqui e salve o link da transmissão!