O 2° Fórum Internacional Universalizar se destaca não apenas pelo conteúdo rico em discussões e palestras sobre o setor de saneamento, mas também pelo compromisso com a responsabilidade ambiental. Durante o evento, contando com montagem e desmontagem, foi emitido um total de 1.103 kg de CO2, que foram neutralizados com a contratação de 2 créditos de carbono, o que corresponde a 2.000 kg de CO2. Com esse esforço, o Fórum Internacional Universalizar recebeu o certificado de neutralização do de carbono.
O evento foi realizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com Patrocínio Master da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), e patrocínios Bronze da Abratt e Agesan/RS.
O serviço de compensação de carbono foi contratado por meio do programa de gerenciamento e compensação de gases de efeito estufa, Evento Neutro, da empresa Eccaplan Sustentabilidade.
O evento, com um público estimado de 300 pessoas, teve como objetivo promover um debate aprofundado sobre os desafios e inovações no setor de saneamento, visando a universalização dos serviços de forma eficiente e sustentável.
Com essa iniciativa, o Fórum Internacional Universalizar se consolida como um exemplo de evento comprometido com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, contribuindo para um futuro mais verde e saudável.