Globo.com/RPC

04/03/2021

Por RPC Curitiba

Anteriormente, empresa tinha informado que rodízio estaria em vigor até que reservatórios ultrapassassem marca de 60%. Sistema está em 53%, segundo empresa.

O rodízio no abastecimento de água em Curitiba e região só será suspenso quando os reservatórios da Sanepar chegarem a 80%, segundo o diretor-presidente da empresa Cláudio Stabile afirmou na quarta-feira (4).

“Se chegarmos a uma marca de 60% de reservação, é momento de rever o rodízio, e ele fica mais ameno. Por exemplo, podemos ter 24 horas sem água e 48 horas sem água. Mas 60% é muito baixo. Qual é o numero mágico? 80%. Com 80% nos podemos suspender totalmente o rodízio”, afirmou.

Questionada sobre a mudança na previsão, anteriormente de 60% para que o rodízio acabasse, a Sanepar informou que haveria uma avaliação das condições e previsões meteorológicas para definir possibilidade de alteração ou fim do rodízio.

A empresa também informou que as previsões também se alteraram ao longo do tempo devido às previsões meteorológicas.

Na quarta-feira (3), o nível dos reservatórios da região era de 53,9%. De acordo com a empresa, não há previsão de data para que os reservatórios atinjam 80% da capacidade.

O rodízio foi implementado no começo de 2020, com 48 horas de abastecimento e 24 horas sem água, mas em agosto, quando os níveis chegaram a 28%, um modelo mais rígido foi adotado, com interrupção do abastecimento a cada 36 horas.

Suspensão temporária

Na terça-feira (3), o rodízio foi suspenso temporariamente até segunda-feira (8).

Segundo a empresa, a decisão foi tomada por causa da alta frequência de chuvas na região.

O decreto estadual que endurece medidas de combate à pandemia também foi levado em conta, já que o governo estadual espera que mais pessoas fiquem em casa.

De acordo com a Sanepar, é uma forma da empresa “minimizar o impacto” das medidas para as pessoas.

A medida segue a mesma linha da suspensão no período de véspera do Natal e Ano Novo, quando houve um prazo determinado para voltar o rodízio.

Dicas de consumo

Mesmo assim, a Sanepar reforçou o pedido de colaboração com o uso racional de água, sem excessos, nem desperdício.

Nesse período, a Sanepar orienta que atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:

Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.