Presidente do BNDES vê ambiente favorável aos investimentos em saneamento

Valor Econômico
06/11/2020

Por Francisco Góes e Alessandra Saraiva

No entendimento de Gustavo Montezano, a universalização dos serviços de saneamento no Brasil pode vir antes do que se imaginava

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, comentou nesta sexta-feira sobre a atuação do banco na área de infraestrutura. Ele fez observações sobre o tema durante evento virtual promovido pelo banco Itaú, “Macrovision 2020”.

No caso de saneamento, o executivo afirmou que, em seu entendimento, o ambiente regulatório, financeiro e político do país são favoráveis aos investimentos no setor. Ele comentou ter falado sobre saneamento com muitos governadores, e que teria dito que o BNDES teria muito capital disponível para apoiar o desenvolvimento do setor, no sentido de privatizações. No entendimento dele, a universalização dos serviços de saneamento no Brasil pode vir antes do que se imaginava.

Ainda sobre privatizações, Montezano afirmou que o banco anunciou hoje edital da Companhia Energética de Brasília (CEB) e de outra elétrica, a CEEE, no Rio Grande do Sul. “Temos pautas de rodovias, no total de 14 mil quilômetros em projetos”, acrescentou.

Outro setor mencionado por ele foi o de parques. Montezano informou que há mais de 30 parques estaduais a serem repassados ao setor privado via concessões. Nos portos, o BNDES teria de sete a oito projetos, afirmou ele, sendo o mais relevante o do porto de Santos. “Temos ferrovias, cabotagem, transformação do gás” afirmou ele. Sobre esta última área, acrescentou que o banco tem “estudo profundo” sobre o setor de gás natural, com relação oferta e demanda fechando de forma “simples” e atendendo a mercado.

Montezano citou ainda projeto de privatização de Correios. Segundo ele, esse seria o mais avançado em privatização, no escopo federal.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?