Workshop destaca soluções baseadas na natureza para o tratamento de esgoto e lodo

Com informações da Casan

Profissionais de diversas instituições se reúnem nesta segunda-feira (14) em Florianópolis no Workshop Aplicação de Soluções Baseadas na Natureza para o Tratamento de Esgoto e Lodo. O evento, promovido pelo Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD) da UFSC, em parceria com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), ARIS e FECAM, foca em diferentes soluções para o tratamento de esgoto e lodo em cenários urbanos, periféricos e rurais dos municípios catarinenses.

Tendo em vista as metas de universalização previstas no Novo Marco do Saneamento, estão sendo abordados casos práticos e passíveis de serem empregados em Santa Catarina. A programação conta com palestras e discussões com a participação de importantes nomes da área, como o pesquisador francês Pascal Molle, do INRAE (Institut National de la Recherche Agronomique), Christoph Platzer, e André Baxter Barreto, da Wetlands Construídos, além de técnicos da Casan e gestores públicos.

Abrindo o evento, o professor do GESAD, Pablo Heleno Sezerino, falou sobre “Soluções baseadas na natureza aplicáveis ao tratamento de esgoto e lodo de tanque séptico”. Durante sua fala, destacou alguns tipos de soluções de esgotamento decentralizado empregadas em condomínios, áreas comerciais e em residências.

Sezerino também citou os Wetlands Construídos como alternativa de tratamento de esgoto no meio rural. Tratam-se de sistemas projetados, constituídos por lagoas ou canais artificiais rasos, que abrigam plantas aquáticas e simulam ecossistemas naturais. O professor destacou que a alternativa integra o Programa de Saneamento Brasil Rural, sendo estudada para o tratamento do lodo.

Na sequência, o professor Pascal Mollem, do INRAE/França, abordou a “Aplicabilidade dos wetlands construídos no tratamento de lodo e esgoto: experiências mundiais”. Durante a tarde, o CEO da empresa Rotária do Brasil, Christoph Platzer, vai falar sobre “Experiências nacionais e catarinenses na utilização de wetlands construídos para o tratamento de esgoto e lodo”.

O assunto continua sendo abordado por André Baxter Barreto, da Wetlands Construídos, que apresentará um “Case sobre aplicação de wetland construídos para o tratamento de lodo de reator UASB”. O evento será encerrado com uma sessão de opiniões e entendimentos sobre a aplicação de Soluções Baseadas na Natureza no contexto catarinense, com a participação de representantes da Casan, ARIS, Assemae, Funasa, IMA e MPSC.O evento é gratuito e ocorre presencialmente no Auditório da Casan, no Bairro Estreito, em Florianópolis. Há transmissão online pelo canal do Youtube FECAM SC.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores