Última Assembleia Geral Ordinária da Aesbe de 2018 ocorreu nesta quarta-feira

Reunião ocorreu nessa quarta-feira, 12, na sede da Aesbe

Presidentes e representantes das Companhias Estaduais de Saneamento se reuniram nessa quarta-feira, 12, na sede da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para a última Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE) de 2018. O encontro, que é o quarto do ano, teve como pauta inicial a apresentação do Relatório de Atividades da entidade, exposto pelo secretário executivo da Aesbe, Ubiratan Pereira.

Além disso, as pautas da reunião também englobam: Visão geral sobre o 4º Seminário-Aesbe/2018; Informes e atualizações sobre o marco regulatório (Lei nº 11.445/2007) – PL 10996/2018 que substitui a MP 844/2018 (não aprovada pelo Congresso Nacional); Retrospectiva sobre a gestão da Aesbe no quadriênio 2015-2018, e outros assuntos de interesse da Assembleia.

Roberto Tavares, presidente da Aesbe e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), falou sobre o período em que está como gestor da Aesbe – 2014/2018. “Ser presidente de uma associação como essa é gratificante. Eu me senti muito útil, porque doei minha experiência à entidade e pude aprender bastante com as demais Companhias Estaduais de Saneamento”, ressaltou Roberto, cuja gestão será finalizada no mês de março.

O presidente também apresentou o resultado das reuniões da Aesbe com a equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro. “Tivemos duas reuniões com a equipe de transição do futuro governo. Falamos sobre a necessidade da atualização do Marco Legal do Saneamento, mas não da forma como descrito em alguns artigos da Medida Provisória nº 844, e eles entenderam que não tem acordo da nossa parte se a ideia continuar na forma anterior. Reforçamos com a equipe de transição que não somos contra o setor privado, que apenas somos contra a pulverização na entrada do Privado no setor. Precisamos de economia de escala e fortalecer o subsídio cruzado”, ressaltou.

Participaram da reunião 14 representantes de 12 Companhias Estaduais de Saneamento, além do secretário executivo da Aesbe. A Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária é realizada para reunir os representantes das empresas estaduais de saneamento, para que sejam tomadas medidas que contribuam para um melhor desenvolvimento do setor.