Saneago se reúne com representantes das empresas de saneamento para discutir logística

Cerca de 30 técnicos participaram hoje (28) de reunião da Câmara Técnica de Logística, Suprimentos e de Materiais (CTLSM), da Associação Brasileira das Empresas de Saneamento (Aesbe), na sede da empresa Saneamento de Goiás S.A (Saneago). O evento reuniu representantes de várias empresas de saneamento do país, com o objetivo de discutir questões relativas à área da Logística e promover o crescimento dessas instituições.

Dentre os temas em pauta, foi debatida a criação do selo de qualidade da Aesbe, determinando assim os critérios para certificar os fornecedores e materiais aprovados pela maioria dessas companhias. Também foi sugerida a criação de um banco de preços para facilitar os processos logísticos e uma padronização dos principais itens utilizados. Além disso, foram delimitados os procedimentos para alimentação dos dados no site da Associação e eleitos os novos coordenadores da câmara técnica. Ficou definido que Kelly Magalhães, da Companhia Pernambucana de Saneamento, será a coordenadora, e Flávio Neiva, da Saneago, o secretário.

O diretor de Gestão Coorporativa, Marcelo Mesquita, realizou a abertura do evento e destacou a importância dessa troca de experiência. “A gente deve perguntar o que eles estão fazendo de melhor e como estão resolvendo problemas que a gente tem hoje”, afirmou. O superintendente de Logística, Robson Couri, completou: “a Saneago está passando por um processo de implantação de um novo sistema de logística, e a ordem da diretoria é que as melhores práticas sejam implementadas em um curto espaço de tempo. Essa reunião serve justamente para isso”.

De acordo com o coordenador das Câmaras Técnicas da Aesbe, Joaquim de Souza, é essencial aprimorar as práticas de logística. “Quando a empresa tem esse setor bem estruturado, ela consegue manter o estoque atualizado, o controle dos prazos de validade e disposição de material, conseguindo atender com mais rapidez as outras áreas da organização”, ressaltou.

A Câmara Técnica de Logística, Suprimentos e de Materiais foi criada pela Aesbe em 2013, com o objetivo de promover a aplicação de questões relativas a normas, além de discussões que promovam a troca de experiências e o crescimento das empresas de Saneamento. São realizadas, em média, duas reuniões anuais, na sede da Aesbe, em Brasília, ou nas sedes das companhias que compõem o grupo. Sobre a Saneago, responsável por sediar o evento dessa vez, Joaquim de Souza revelou: “É interessante que os membros visitem as empresas uns dos outros para conhecer in loco o funcionamento do setor de logística”.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores