Reunião da CTGA - 28 a 29/03/2022

Nos dias 28 e 29 de março, a Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CTGA) da Aesbe realizou sua 4ª reunião de 2022 e a primeira presencial do ano, na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

No primeiro dia, 28/03, os integrantes concluíram a Nota Técnica sobre Conformidade Ambiental, que será encaminhada para a Diretoria da Aesbe, se tornando um importante produto da Câmara. Também foi dado encaminhamento ao Grupo de Trabalho sobre Escassez Hídrica, muito importante para subsidiar a Aesbe nas discussões nacionais. Ainda no primeiro dia, a Câmara retomou os debates sobre a Educação Socioambiental dentro das Companhias, em que também foi encaminhada a criação de um grupo fixo para discussões frequentes.

No dia 29, segundo dia de encontro, os integrantes da Câmara conheceram o Programa Novo Rio Pinheiros, por meio de uma série de palestras organizadas pela Sabesp. Após o término das explicações, a Companhia organizou uma visita técnica a estruturas importantes que compõem o programa, como a Unidade de Recuperação (UR) Pirajussara e o Sistema de Oxigenação do rio. 

Na tarde do segundo dia, os membros da CTGA também conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO), o Centro de Controle de Mananciais (CCM) da Região Metropolitana de São Paulo, que fica na sede da Sabesp.

Essa foi a primeira reunião presencial de Câmara Técnica da Aesbe em 2022. E é, também, a primeira reunião presencial da CTGA desde o início da pandemia. O último encontro ocorreu em agosto de 2019, na Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).