Senhor Presidente, Segue para conhecimento e análise o “Relatório Executivo do Saneamento” desta semana (08/05/2018), produzido pela GO ASSOCIADOS, como parte integrante do contrato existente. O Relatório será enviado semanalmente.

 

 

Prezado (a) presidente,

No último dia 02/05/2018, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) publicou o resultado do primeiro trimestre do ano de 2018. A receita líquida da companhia totalizou R$ 1,03 bilhão, contra R$ 980 milhões no primeiro trimestre de 2017, incremento de 5,0%. Esse aumento se deveu principalmente: (i) ao crescimento no número de economias de água (+1,6%) e de esgoto (+2,7%); (ii) reposicionamento tarifário médio de 8,69%, resultante da conclusão, com atraso, da revisão tarifária; e (iii) queda de 1,4% no volume medido de água e esgoto por economia, confirmando a tendência de redução no consumo por economia.
 
No estado de São Paulo, a companhia estadual Sabesp publicou no último dia 04/05/2018 fato relevante acerca da indicação pelo governo do Estado de Karla Bertocco Trindade como nova diretora-presidente da companhia. Karla Bertocco sucederá Jerson Kelman, que ocupa a presidência da Sabesp desde o início de 2015. A companhia publicou também comunicado ao mercado informando que negocia com o município de Mauá (SP) para atender diretamente com distribuição de água quatro bairros são afetados por problemas de falta de água.
 
No último dia 30/04/2018, a Agência Reguladora das Águas (Adasa) publicou no Diário Oficial a autorização para um reajuste de 2,99% nas tarifas praticadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), válido a partir do dia 01/06/2018.
 
O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selur), Marcio Matheus, publicou último dia 05/05/2018no jornal O Estado de São Paulo um artigo acerca da necessidade da atualização do marco regulatório para os serviços de saneamento básico. No artigo, foi defendida a necessidade da extinção dos subsídios cruzados no setor de saneamento e a necessidade da obrigatoriedade de chamamentos públicos em todos os municípios.
 
Um abraço,

Gesner

Anexos