Projeto da Cedae concorre ao Prêmio Verdes, o maior evento de sustentabilidade das Américas

O Programa Replantando Vida, da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), é o único participante brasileiro finalista do Premios Verdes, o maior evento de sustentabilidade das Américas! O projeto “Reciclagem Florestal de Lodo de Esgoto” concorre nas categorias “Resíduos” e “Favorito do Público”. A Companhia precisa de seu voto para ganhar o troféu inédito. A votação online vai até o dia 21 de março, por meio do site: premiosverdes.org/es/.

Passo a passo 

Ao abrir o site premiosverdes.org/es/, clique em “¡Vota YA!”. Em seguida, clique em “Categorías”. Selecione a categoria “Resíduos”, em rosa, e depois clique na seta direita 2 vezes para achar o projeto “Resíduos de Vida Para Los Rios” e, então, clique em “Quero votar”.

Atenção, a votação é em três participantes. Volte para a página principal e escolha outros 2 projetos que NÃO estejam concorrendo na mesma categoria que a Cedae.

Sobre o Replantando Vida

Maior empregador de mão de obra prisional do país, este programa socioambiental da Cedae une ações de sustentabilidade e ressocialização de apenados. Desde 2001, mais de 6 mil deles já trabalharam na área ambiental e diversas atividades, como confecção de uniformes e máscaras, jardinagem, obras e reparos. São remunerados e recebem auxílios transporte e alimentação, com benefício de redução de um dia de pena a cada três trabalhados.        

O programa mantém sete viveiros de mudas nativas da Mata Atlântica na estação do Guandu, na Estação de Tratamento de Esgotos de São Gonçalo, na ETE Alegria, no Reservatório Victor Konder, na Caixa Velha da Tijuca, no Complexo do Alemão e na Colônia Penal Agrícola de Magé. As unidades têm capacidade de produzir 1,8 milhão de mudas por ano de 254 espécies, das quais 40 ameaçadas de extinção

As espécies são usadas na recuperação das matas ciliares de rios dos quais a Cedae capta água e doadas a órgãos que participam de projetos de reflorestamento e ações ligadas ao meio ambiente. Em 2021, mais de 95 mil mudas foram distribuídas a 44 municípios. Em 20 anos, mais de 4 milhões foram produzidas.

O programa recebeu o ‘Selo Resgata’ do Ministério da Justiça em três edições e foi contemplado com três prêmios da Fundação Firjan Ambiental. O mais recente, na categoria “Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”, foi pelo Projeto Recuperação Produtiva da Juçara, de restauração ambiental da Palmeira Juçara (Euterpe edulis) por meio do incentivo à produção de mudas e ao plantio de árvores desta espécie, ameaçada de extinção.

Sobre o Prêmio

O Premios Verdes é o festival de sustentabilidade mais relevante das Américas, que a cada ano premia, dá visibilidade e cria redes entre os 500 melhores projetos sociais e ambientais da Ibero-América. O Prêmio contribui, ainda, ara impulsionar a economia verde, exibindo iniciativas regionais em 8 categorias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores