Programa Água Pará, da Cosanpa, já beneficiou 128 mil famílias paraenses

Com informações da Cosanpa

Com a meta de beneficiar 328 mil famílias paraenses de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social e minimizar os efeitos causados pela pandemia do coronavírus, o Programa Água Pará, operacionalizado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), garante o custeio, no período de dois anos, das contas de água de famílias que registram um consumo médio mensal de até 20 metros cúbicos (20 mil litros de água), apurado com base na média dos últimos seis meses.

Cerca de 128 mil famílias já estão cadastradas, o que representa 640 mil pessoas beneficiadas. De setembro a novembro de 2021, R$ 6,5 milhões foram investidos pelo Governo do Estado no programa. A diretora de gestão de pessoas e logística da Cosanpa, Fernanda Paes, ressalta que a água significa saúde e qualidade de vida para a população.

“A Cosanpa nunca tinha tido uma ação social como essa para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e eu avalio essas tarifas sociais como muito importantes, porque ajudam, especialmente, em um momento de pandemia, pessoas que não tem condições de pagar uma conta de água. O valor dessas contas quitadas gira em torno de R$70, que as famílias podem economizar e garantir outros gastos, como a alimentação”, afirma a diretora.

O consumo excedente aos 20 metros cúbicos garantidos pelo programa é pago pelo consumidor. O ‘Água Pará’ foi aprovado em sessão pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará, e a lei que institui o programa foi sancionada dia 23 de setembro, já o decreto que os regulamenta foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado do dia 28 de setembro de 2021.

COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA ÀGUA PARÁ

É necessário ter inscrição no CadÚnico e o registro da conta de água com a mesma titularidade de CPF. Para as famílias que têm registro no CadÚnico, são clientes da Cosanpa ou querem ser clientes da Companhia, basta comparecer até um dos polos com os seguintes documentos: originais e cópias do RG e CPF, uma conta da Cosanpa (se já for cliente), comprovante de residência, cartão do programa Bolsa Família ou resumo do CadÚnico.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores