Presidente da Cosama e Governador do Amazonas buscam parcerias para ampliar ações na área de recursos hídricos no AM, durante conferência da ONU

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

O presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Armando do Valle, e o governador do Amazonas (AM), Wilson Lima, integram a delegação brasileira que participa da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Água. As autoridades têm o objetivo de estimular parcerias e investimentos em saneamento básico, infraestrutura e tecnologia que ampliem a preservação dos recursos hídricos no estado.

O evento iniciou na quarta-feira (22) e finaliza nesta sexta-feira (24), em Nova Iorque, com apoio dos governos da Holanda e do Tadjiquistão. Na Conferência da ONU, a delegação brasileira também conta com a participação do titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas (SEMA), Eduardo Taveira; e do secretário-chefe da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony Filho.

Armando do Valle e Wilson Lima se reuniram com membros de diferentes organizações durante a Conferência. Entre os presentes estavam Carlos Benitez e Paloma Morazo, representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); e Veronica Sánchez da Cruz Rios, diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Em conjunto, os participantes discutiram estratégias e iniciativas para a promoção do desenvolvimento sustentável e da conservação dos recursos naturais.

O presidente da Cosama  e o governador do Amazonas discutiram com João Paulo Capobianco a regularização fundiária, recursos hídricos e projetos de desenvolvimento sustentável. O secretário-executivo do MMA assegurou a integração das agendas de trabalho do Ministério e da SEMA, para o desenvolvimento de projetos sobre a bioeconomia nas unidades de conservação. O encontro com a diretora-presidente da ANA discorreu sobre o novo pacto nacional do setor, que deverá ter a adesão do Amazonas. De acordo com Verônica Sánchez, é fundamental trabalhar conjuntamente em prol da preservação dos recursos hídricos e, como exemplo, Armando do Valle destacou a importância do programa Água Boa para a realização do atendimento à população ribeirinha com água potável.

Na Conferência da ONU, houve a participação de Wilson Lima em painéis sobre a Agenda 2030; visitas nos espaços da ONU que apresentam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); análises sobre o papel do Brasil na gestão hídrica mundial; o alinhamento de novas parcerias e a definição da visita de uma equipe da agência da ONU a Manaus (AM), para o ano de 2023, ainda sem data definida; a explanação das ações do Governo do Estado Amazonas voltadas à gestão hídrica; e a apresentação do projeto Escola da Floresta, que terá a primeira unidade construída em São Sebastião do Uatumã (AM),  com um modelo sustentável voltado à educação ambiental.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores