Presidente da Aesbe debate contabilidade regulatória no setor

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Neuri Freitas, participou na noite desta quinta-feira (17), da reunião inaugural do Comitê Técnico Saneamento do Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR). O encontro reuniu contadores e outros profissionais que atuam na área de saneamento para tratar temas relacionados à contabilidade regulatória no contexto do novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Entre as temáticas que nortearam a reunião, está a discussão da melhor metodologia para regulamentar a indenização de ativos das empresas prestadoras do serviço de saneamento.

Durante a reunião, o presidente da Aesbe realizou uma apresentação sobre o Novo Marco Regulatório do Saneamento a partir de uma visão contábil, apresentando metodologias possíveis para registrar e contabilizar ativos de forma justa. Além disso, o presidente também apresentou a Aesbe e o papel da associação na representação institucional das empresas estaduais de saneamento.

Para Neuri, o diálogo sobre esse tema entre a categoria de contadores que atua no setor de concessões e outros órgãos envolvidos no processo de regulamentação é fundamental para a definição das normas que estão sendo editadas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

“Temos que começar a compreender que a contabilidade não é algo restrito dentro de uma caixinha da regra contábil. Na verdade, precisamos pensar a contabilidade dentro do negócio e, dependendo do negócio, a regra pode ser repensada, redefinida. Por isso, considero muito importante a iniciativa do ICBR em trazer essa formatação de debates técnicos com participação da categoria e outras esferas envolvidas no processo de normatização e regulamentação do setor”, destacou o presidente.

Além de contadores que atuam no setor, a reunião também contou com a participação do coordenador de Contabilidade Regulatória da ANA, Diogo Lopes, que também realizou uma explanação sobre o tema para os participantes.

“Antes mesmo de pensar indenização, ainda temos muita coisa pra discutir sobre ativos e alguns desafios pela frente para avançar. A ANA está no caminho certo em participar junto com contadores dessa discussão sobre a contabilidade regulatória do setor. Esse diálogo vai trazer muita coisa boa e promover um melhor entendimento sobre esses temas e as formas de registrar e contabilizar ativos no setor”, complementa Neuri.

Saiba Mais

O Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR) é uma entidade que congrega contadores, técnicos em contabilidade, bacharéis e estudantes de Ciência Contábeis e foi criado para fortalecer a contabilidade e profissionais da área. Ontem, o instituto realizou a primeira reunião de um comitê técnico formado especialmente para discutir temáticas relativas ao saneamento.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores