Novo laboratório de tecnologia da Compesa cria dispositivos de monitoramento

A partir de investimentos cada vez maiores na área de tecnologia, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deu início às atividades no seu novo Laboratório de Eletrônica e Automação. Ele está localizado na sede da Companhia, no bairro de Santo Amaro, no Recife, e é destinado a tornar a operação dos sistemas de abastecimento mais eficazes para a população.

O laboratório também pode ser usado como uma central de manutenção para os equipamentos de monitoramento e controle dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Outra finalidade deste espaço está relacionada ao desenvolvimento de dispositivos que tornam a operação dos sistemas da Compesa mais eficazes.

A partir do desenvolvimento de tecnologia própria, a Compesa espera reduzir os custos de aquisição de equipamentos como os de telemetria e controle. O dinamismo é um dos principais ganhos para a Companhia com a abertura do laboratório, afirma o Diretor de Negócios e Eficiência da Compesa, Flávio Coutinho. “O laboratório é um espaço essencialmente pensado para o desenvolvimento de produtos, uma vez que esse é um dos caminhos que representam economia para empresa e possibilidades reais de repasse interno para investimentos”, disse Coutinho.

O Laboratório de Eletrônica e Automação da Compesa também pode ser usado para consertar os mesmos equipamentos desenvolvidos internamente, bem como diversos outros adquiridos no mercado. O espaço funciona de forma autônoma e independente, por contar com um almoxarifado próprio com estoque de peças para substituição. O objetivo é dar celeridade aos processos de manutenção.

Baseado na indústria 4.0, o Portal Cooperação está reunindo vários sistemas em uma plataforma só. Esses sistemas dão suporte tecnológico e tornam tanto a gestão quanto o controle operacional dos sistemas de água e esgoto mais confiáveis, seguros e eficientes. De acordo com Manuela Marinho, presidente da Compesa, a Companhia está cada dia mais empenhada em desenvolver soluções que garantam o abastecimento dos moradores de Pernambuco. “Fazer chegar água a quem mais precisa é uma das nossas premissas. Os desafios são imensos, mas o trabalho segue sendo executado de forma consistente”, afirma a presidente.

Além do novo laboratório, a Compesa prevê outros projetos na linha de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Os investimentos em tecnologia por parte da Compesa integram um ecossistema inovador de soluções para a operação da companhia.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores