Portal do Saneamento Básico
18/12/2020

Focada em questões ambientais e sociais, empresa acabou de receber um aporte de R$ 110 milhões e vai expandir operação no Brasil

 indústria química é conhecida por seus grandes parques e usinas, que oferecem uma infraestrutura complexa. A Chlorum Solutions, empresa especializada na produção de cloro álcalis, quebra esse paradigma e anuncia um modelo de negócio inovador que se preocupa com os impactos ambientais, sociais e econômicos, utilizando plantas de pequeno porte próximas ou dentro das fábricas de seus clientes.

questão ambiental é uma das pontas do tripé do core business da companhia, que recebeu um aporte de R$ 110 milhões em capital, por meio de novos sócios e aportes adicionais dos atuais. Toda a cadeia de produção até a entrega foi desenvolvida para ter baixo impacto ecológico, sem a utilização de metais pesados e sem geração de resíduos. A Chlorum Solutions utiliza a tecnologia de membrana que tem como insumos principais água, sal e energia elétrica para originar produtos como cloro gás, soda cáustica e hipoclorito de sódio.

Outra ação que reduziu o impacto ambiental foi a escolha da companhia em construir suas plantas próximas ao consumo. A empresa optou por ter uma produção in loco e eliminar a necessidade de transportar o cloro, uma substância altamente tóxica. Na unidade da Estação de Tratamento de Águas Gavião, da CAGECE em Fortaleza, por exemplo, a empresa não faz uso do armazenamento de cloro gasoso, injetando diretamente o produto na água.

A segurança é a principal prioridade da empresa. “Não fazemos a compressão, armazenagem e transporte do cloro. Esta operação é onde está o risco de uma planta tradicional de cloro. Em nossas plantas, o cloro produzido é injetado na água para desinfecção ou transformado em hipoclorito de sódio ou ácido clorídrico. Desta forma garantimos, por exemplo, o fornecimento de cloro em estações de tratamento de águas de alta capacidade, sem interrupções e eliminando o transporte do produto pelas cidades. Outro aspecto positivo é o custo operacional competitivo, pois, dependendo da distância, os valores de frete podem se igualar aos de produção, onerando os compradores”, explica Alfredo Kerzner, CEO da Chlorum Solutions.

A terceira preocupação é o aspecto social. Ao instalar suas unidades para lugares afastados dos grandes centros – considerando a presença massiva da indústria química na região Sudeste – a Chlorum Solutions também leva investimentos e desenvolvimento para comunidades remotas. A planta em Codó, no Maranhão, é um exemplo. A chegada da companhia está gerando empregos diretos e melhorias nos serviços da cidade, como policiamento, bombeiros e hospitais.

 Uma empresa da nova economia

Os resultados positivos das primeiras unidades no País, localizadas no Ceará e no Maranhão, têm atraído a atenção de investidores. O modelo de negócios inovador e responsável coloca a Chlorum Solutions dentro da chamada nova economia. “Temos como foco melhorar a eficiência e a competitividade industrial de algumas regiões sem grande impacto no mercado. Temos esse modelo consolidado e que está funcionando há seis anos”, conta Daniel Croce, presidente e co-fundador da empresa.

Dentro do planejamento da Chlorum Solutions, estão previstas sete novas plantas nos próximos cinco anos na América Latina, especialmente no Brasil.

Sobre a Chlorum Solutions

Instalamos e operamos plantas de cloro álcalis de pequena escala através de parcerias sólidas e duradouras com nossos clientes, oferecendo: instalação de nossa planta vizinha ou dentro das instalações do cliente, trazendo substanciais vantagens logísticas e redução de custos; processo seguro que dispensa o transporte de cloro gasoso e permite operação de planta sem compressão ou armazenagem de cloro; e tecnologia “Best in Class” – as melhores práticas para uma operação segura, eficiente e amigável com o meio ambiente. Operamos no sistema “pay per use”, garantindo fornecimento de matéria prima na medida da sua necessidade. A Chlorum Solutions se ocupa de todos os aspectos da implantação, operação e produção de cloro. Disponibilizamos todas estas facilidades sem necessidade de investimentos por parte do cliente, graças ao nosso modelo de negócio BOO (Build Own Operate). Saiba mais em https://chlorumsolutions.com.br/.