Horta comunitária na Caern já produziu duas mil mudas

Com informações de Caern

Alface, rúcula, coentro e salsa. Estes são apenas alguns alimentos e temperos colhidos periodicamente na horta da Administração Central da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que vão direto para a mesa de famílias da companhia. E o melhor: tudo livre de agrotóxico e a zero custo para os beneficiados. Uma ideia simples que virou tradição, aproveitando um espaço e tendo como principal investimento, a boa vontade.

Do início da plantação até hoje, em junho de 2021 – durante a Semana do Meio Ambiente, já foram aproximadamente 2.600 mil mudas plantadas e colhidas bem ali, no meio do coração de Natal. Empregados de diversos setores já participaram da colheita da hortinha, que utiliza um espaço aberto na Administração Central. São trabalhadores da área ambiental, informática, segurança do trabalho, contabilidade, controle interno, protocolo, licitações e contratos, dentre outros. Muitas mãos que já participaram diretamente da experiência com esse projeto sustentável.

O cuidado é feito pelo setor de Educação Ambiental (Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente) com o apoio da equipe de limpeza, sendo também colaborativa porque recebe sementes de hortaliças. Todos os empregados podem participar da colheita e plantio, que ocorre mensalmente, bastando manifestar o interesse junto à equipe de Educação Ambiental da GQM. A experiência de colher um alimento saudável e cultivado nas dependências da Caern, proporciona momentos de integração com o meio ambiente, permite a vivência do contato com a terra. O que chama a atenção é que a grande maioria dos colaboradores participam pela primeira vez dessa experiência de colher uma hortaliça que irá levar para casa.

Semente que germina

Tudo começou após um curso prático de “Manejo de Horta Doméstica”, realizado em um intercâmbio de experiências com a Subcoordenadoria de planejamento e de Educação Ambiental do Idema (órgão executor da política de educação ambiental no nosso Estado) e em que participaram colaboradores de gerências unidades da Administração Central e outras regionais da Caern. Primeiro foi realizada uma oficina de formação com o pessoal da limpeza, que prestam apoio na manutenção da horta da ADC. Depois de implantada a horta e após terem sido realizadas as primeiras colheitas, foram abertas as inscrições para o curso voltado para colaboradores, com um módulo teórico e outro prático, finalizando com um plantio coletivo na nossa horta.

O projeto vem dando tão certo que a ideia é expandir para mais colaboradores, despertando um hábito que pode ser replicado em casa. Isto porque a Caern mantém um acordo de cooperação técnica que visa estimular projetos integrados de Educação Ambiental de forma a multiplicar iniciativas que visem fortalecer uma agenda ambiental na administração pública, com foco na valorização e envolvimento dos colaboradores nessas ações.

O mais interessante é que enquanto vivencia o contato com a horta, existe uma possibilidade de despertar para hábitos sustentáveis de manter sua própria horta e garantir até mesmo a economia por produzir alguns alimentos em casa, saudáveis e livres de veneno.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores