Evento internacional de saneamento rural conta com participação e apoio da Cagece

Com informações de Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) está participando do X Seminário Nacional e V Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural, que ocorrem até esta quinta-feira (19) no Recife (PE). Trata-se de dois dos mais importantes eventos do setor de saneamento rural. Uma iniciativa conjunta, que agrega também o XI Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais, teve início no dia 16, reúne especialistas do setor de várias partes do Brasil e de outros países da América Latina e conta com apoio da companhia.

O painel de abertura do ciclo de palestras, realizado na manhã da terça-feira (17) trouxe como tema: Políticas Públicas Estaduais para o Saneamento Rural. O presidente da Cagece e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Neuri Freitas, foi um dos palestrantes. Ele apresentou o modelo da estrutura estadual para atuar no saneamento rural do Ceará, incluindo as secretarias das Cidades e do Desenvolvimento Agrário, além da estrutura de apoio da Cagece. Falou ainda da criação e evolução do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), que é referência mundial.

“Estamos buscando constantes melhorias no modelo de gestão para promover mais saúde, dignidade e melhor qualidade de vida para a população rural. O Sisar traz tudo isso. Saneamento rural é resgate de cidadania”, destacou Neuri, ressaltando que o saneamento rural só funciona se tiver o apoio do estado e da companhia estadual de saneamento.

O presidente também mostrou o investimento previsto para os próximos anos, com recursos dos bancos Mundial e KfW. “Anualmente, a Cagece investe cerca de 11 milhões em parcerias rurais e apoio aos projetos de abastecimento de água para comunidades rurais. Além disso, 1% da nossa tarifa vai para um Fundo Estadual de Saneamento Básico, que é coordenado pela Secretaria das Cidades, para realizar ações, principalmente, em saneamento rural”, acrescentou Neuri.

Já o diretor de Unidades de Negócio do Interior, Helder Cortez, coordenou a mesa redonda que tratou sobre “Perspectivas para o Avanço do Saneamento Rural na América Latina”, realizada na tarde da terça-feira (17).

A temática contou com a participação de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD), da Confederación Latinoamericana de Organizaciones Comunitarias de Servicios de Agua y Saneamiento (CLOCSAS), do Organismo Municipal de Servicios Comunitarios de Agua y Saneamiento (OMSCAS – México) e do The Coca-Cola Foundation, como debatedores.

Conforme a programação do evento, a gerente de Saneamento Rural da Cagece, Otaciana Ribeiro, coordena o debate do painel que abordará sobre “Iniciativas para Padronização de Projetos/Obras e Acompanhamento Técnico-Social para Saneamento Rural”.

O evento segue até esta quinta (19), com participação de gestores da Cagece. Além do presidente, do diretor da DNI e da gerente da Gesar, estão presentes: Ronaldo Feitosa, gerente de Regulação e Concessão, que será um dos debatedores sobre o tema: Desafios para Prestação dos Serviços em Saneamento Rural no Brasil, painel moderado por Sheila Darling, coordenadora da Gesar, além de representantes do Instituto Sisar, da Secretaria das Cidades, da Funasa e dos Sisars do estado.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores