Embasa conquista prêmio internacional por sistema de pagamento por pix

Com informações de Embasa

O sistema que possibilitou o pagamento de contas de água e esgoto pelo Pix, desenvolvido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em parceria com o Citibank, ganhou destaque internacional. A solução conquistou o Adam Smith Awards 2023, premiação promovida pela revista Treasury Today. Trata-se de um dos mais importantes reconhecimentos na área de Tesouraria no mundo. A Embasa, em nome de seu presidente Leonardo Góes, foi premiada na categoria Harnessing the Power of Technology (Aproveitando o Poder da Tecnologia). A cerimônia de premiação vai ocorrer no dia 26 de junho, em Londres, e os estudos de caso das iniciativas vencedoras vão ser divulgados no site do prêmio https://treasurytoday.com/adam-smith-awards. 

A iniciativa tornou possível aos clientes da Embasa aproveitar as facilidades proporcionadas pelo Pix, ferramenta lançada pelo Banco Central em 2018 que gradualmente se consolidou como a principal forma de transferência de recursos dos brasileiros. Além da facilidade de uso e confiabilidade, o Pix conquistou os usuários pela rapidez com que transferências e pagamentos são realizados. “Nós estamos sempre buscando maneiras de usar a tecnologia para facilitar a vida dos nossos clientes e, especialmente após a pandemia, tornou-se essencial oferecer a opção de pagamento digital instantâneo”, destaca o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

O processo de implantação do pagamento por Pix em uma empresa que tem milhões de clientes, como a Embasa, exigiu um grande trabalho de pesquisa de alternativas e ajuste de ferramentas. “Foram muitas reuniões, com diversos bancos, até que a gente chegasse ao modelo ideal, em parceria com o Citibank”, relata a diretora Financeira da Embasa, Marcela Lima. “A solução encontrada se mostrou excelente para o cliente, mas também para a empresa, pois o custo por transação é bem menor do que o pagamento tradicional”.

Atualmente, diversas empresas de porte semelhante têm procurado a Embasa para conhecer a experiência de implantação de pagamento por Pix, reconhecida internacionalmente na 16ª edição do prêmio Adam Smith Awards. Estabelecido como referência mundial na área de tesouraria, a premiação destaca iniciativas inovadoras com impacto significativo no ambiente de negócios. O nome homenageia o filósofo e economista Adam Smith (1723-1790), um dos mais importantes pensadores da economia moderna.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores