Em reunião nesta segunda-feira, Aesbe e ABDI firmam parceria para impulsionar setor de saneamento no Brasil

Nesta segunda-feira (18), a Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) se reuniu com representantes da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para discutir formas de fortalecer o setor de saneamento no Brasil e promover o acesso universal aos serviços essenciais.

O encontro foi conduzido pelo presidente da ABDI, Ricardo Capelli, e pelo chefe de gabinete da ABDI, Leandro Cerqueira, que receberam Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da Companhia de Águas e Esgotos do Ceará (Cagece); Luís Antônio Reis, presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); Sergio Gonçalves, secretário executivo da Aesbe;e Antonio Costa Lima Jr., assessor Jurídico da Aesbe, para uma apresentação das prioridades e propostas de cooperação entre as duas entidades.

Durante a reunião, foi destacada a importância da indústria do saneamento para o país, não apenas em termos econômicos, mas também como um vetor fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população. Ricardo Capelli reafirmou o compromisso da ABDI com o setor, ressaltando a necessidade de ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços de saneamento.

Na ocasião, foi apresentada a Série Universalizar, a qual tem como objetivo reunir publicações feitas pela Aesbe de forma segmentada, com estudos, artigos, documentos e entre outras ferramentas envolvendo o saneamento. Além disso, foram apresentados os investimentos que precisam ser feitos para garantir a universalização do saneamento.

Um dos pontos altos da reunião foi a proposta de uma cooperação entre a Aesbe e a ABDI, com o objetivo de desenvolver uma agenda conjunta para impulsionar o setor de saneamento. Esta iniciativa visa estabelecer uma parceria estratégica entre as duas entidades, com foco na identificação e implementação de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor.

“Além disso, ficou acordado que serão elaboradas agendas objetivas com os principais pontos em que a ABDI poderá colaborar, tanto junto à indústria quanto em parceria com órgãos governamentais, como o BNDES, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Indústria e Comércio.”, afirma o presidente da Aesbe, Neuri Freitas.

Com esta parceria estratégica, espera-se que o setor de saneamento possa avançar ainda mais na direção da universalização e da sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores