Em reunião, Câmara Técnica de Gestão Empresarial da Aesbe debate indicadores do novo marco, consultoria de dados e Programa MEGSAN

Por Rhayana Araújo, gerente de Comunicação da Aesbe

Na tarde desta terça-feira (28), os integrantes da Câmara Técnica de Gestão Empresarial (CTGE) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) se reuniram para debater temas importantes para as companhias associadas à entidade. Participaram do encontro virtual, 27 pessoas de 12 empresas estaduais, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e da Aesbe.

Foi realizada a apresentação de Indicadores do Novo Marco Legal do Saneamento e Normas de Referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com a participação de Aline Batista, coordenadora da Câmara Técnica de Regulação (CTR), e de Sandra Rios, da Gerência de Monitoramento e Análise do Desempenho Empresarial da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). As apresentações geraram debates entre os integrantes.

O secretário executivo da Aesbe, Sergio Antonio Gonçalves, apresentou aos presentes a proposta de Consultoria de Dados que a associação contratou recentemente. “O nosso intuito é que a Aesbe seja uma fonte de informações atualizadas, já que nossas associadas, juntas, possuem a maior cobertura dos serviços de saneamento do Brasil”, afirmou Sergio.

Dásio Câmara Neto, gerente da Unidade de Planejamento da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), apresentou o andamento das atividades do Grupo de Trabalho (GT) MEGSAN, que faz parte da CTGE. O GT possui três eixos de atuação: Modelagem; Desenvolvimento e Engajamento; e Melhoria Contínua. Ronald Dauscha, diretor-presidente da FQN, complementou as informações sobre o MEGSAN. Os integrantes aprovaram o seguimento das atividades para implantação do programa.

“Foi uma tarde muito boa para quem acredita na gestão, com a aprovação do MEGSAN, vamos avançar muito na qualidade dos serviços prestados pelas companhias estaduais de saneamento”, afirmou o coordenador da CTGE, Dante Ragazzi Pauli.

Sobre o MEGSAN

O Programa MEGSAN faz parte dos benefícios oriundos do Convênio de Cooperação que a Aesbe firmou com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O convênio objetiva viabilizar suporte técnico e metodológico para aplicação dos Fundamentos da Gestão para a Excelência, além de proporcionar acesso a propostas e benefícios diferenciados às Companhias Estaduais de Saneamento que decidirem aderir ao Programa MEGSAN e aprimorar seus modelos de gestão com uma abordagem orientada por processos e que promova geração de valor às partes interessadas.

Dentre os benefícios do convênio, estão as capacitações das equipes de projeto e aplicação da metodologia de autoavaliação assistida, visando a implantação do modelo de excelência de gestão (MEG) e do correspondente Plano de Melhoria de Gestão (PMG).

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores