CTDO debate eficiência energética no segundo dia de reunião

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

Nesta sexta-feira (8), ocorreu na sede da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) o segundo dia de reunião de integrantes da Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CTDO), de forma híbrida. Neste segundo encontro, a reunião contou com a participação de 37 pessoas presencialmente e 30 de forma online de Companhias Estaduais de Saneamento da Aesbe.

Com uma pauta voltada para apresentação de balanços sobre eficiência energética e operacional, além de explanações acerca do planejamento sustentável nas operações dentro do setor, o segundo dia de reunião contou com diferentes palestrantes que discorreram por temas fundamentais para o desenvolvimento do saneamento brasileiro.

Abigail Trindade, gerente de Manutenção de Serviços de Campo da Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago), pontuou sobre os resultados da eficiência energética na Companhia. A Line Data, desenvolvedora exclusiva do sistema de gestão operacional Sanegeo para empresas de saneamento básico, ressaltou a importância da gestão da operação, manutenção e o planejamento da evolução de redes de água e esgoto. Além das palestras, ocorreu uma explanação em relação aos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) sobre energia e um debate acerca da Nota Técnica 2.

Para Sergio Gonçalves, secretário Executivo da Aesbe, o momento é de aprendizado, agradecimento e desenvolvimento dentro do setor.  “Eu quero finalizar agradecendo a oportunidade de estar aqui, pois o aprendizado é constante e importante. A nossa equipe da Aesbe é pequena e cada um se dedica ao máximo para dar o melhor em todos os setores. O meu agradecimento a toda equipe da entidade. Esses temas que foram tratados, dentro da área de desenvolvimento operacional, são muito importantes e temos que estar atentos ao que a pessoa consumidora nos traz para resolução. Esse processo de colaboração é essencial. Obrigada todos vocês pela presença e troca de experiências”, concluiu Sergio Gonçalves.

O coordenador da CTDO, Alexandre Gomes, ressaltou a importância da reunião para a inovação dentro dos desafios do setor. Segundo Alexandre, o momento é de transformações no saneamento nacional e a importância desse encontro se manifesta nas grandes trocas de experiências geradas nesses dois dias. “Meu agradecimento para Aesbe e toda sua equipe. Nosso encontro foi muito importante. Vamos voltar para nossas companhias para mudar o Brasil”, concluiu Alexandre.

A reunião da CTDO ocorreu nesta quinta e sexta-feira (7 e 8) de forma híbrida. Este foi o primeiro encontro presencial de Câmara Técnica na sede da Aesbe desde o início da pandemia de covid-19.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores