Corsan conquista nove reconhecimentos em premiação nacional de saneamento

Com informações de Corsan

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) recebeu nove reconhecimentos na edição de 2022 do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), que é a mais importante premiação do setor no país. Anunciados em outubro, os resultados integram a categoria As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental (AMEGSA).

“Os reconhecimentos representam o foco da empresa em se qualificar para aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população. A Corsan vem vislumbrando oportunidades de melhoria com base em modelos conceituais que procuram desenvolver as organizações visando melhores resultados. Com a qualificação dos serviços prestados pela Companhia, que são essenciais, quem sai ganhando são os milhões de clientes atendidos”, afirma o assessor da Presidência da Corsan Sandro Camargo, que coordena a participação da Companhia no PNQS.

Uma diretoria e oito superintendências regionais receberam reconhecimentos (confira listagem abaixo). Em nível e abrangência, essa foi a maior premiação da Corsan no PNQS, no qual a Companhia já conquistou mais de 100 premiações desde que iniciou a sua participação.

 

Em busca da excelência

A atuação da Corsan no PNQS serve como importante instrumento de aprendizado e de reconhecimento. Considerado o “Oscar” do saneamento no Brasil, o Prêmio reconhece a excelência na gestão do setor, promovendo a qualidade e a inovação nas práticas que atendam todas as partes interessadas do processo. É promovido pelo Comitê Nacional da Qualidade (CNQA), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), há mais de duas décadas.

As visitas técnicas nas organizações participantes da premiação estão entre as etapas de avaliação de desempenho. Por meio dessas avaliações, o PNQS busca incentivar as empresas a melhorarem a competitividade e as suas produtividades. “Quando nos submetemos à avaliação no PNQS, recebemos relatórios com apontamentos que ajudam a direcionar e implementar melhorias na gestão, a partir de um modelo de excelência baseado em conceitos pesquisados das melhores empresas. São informações que contribuem para entendermos melhor as necessidades e expectativas das partes interessadas, traduzidas em requisitos que devem ser atendidos, medidos e ter os seus resultados melhorados”, explica Camargo.

Além da categoria AMEGSA, a Corsan está participando do PNQS com a inscrição de cases de boas práticas em inovação da gestão, eficiência operacional e gestão de ativos. Um dos cases inscritos é do trabalho de endomarketing, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) em parceria com a empresa iNÓSS, iniciativa inovadora que permitiu a qualificação do processo de comunicação interna.

 

As conquistas da Companhia

– Superintendência Regional Pampa (Surpa): finalista Placa “Compromisso com a Excelência” (Nível I 250 pontos);

– Diretoria Comercial, Inovação e Relacionamento (DCIR): vencedora Troféu Quíron Bronze (Nível I 250 pontos, critérios “Compromisso com a Excelência”);

– Superintendências Regionais Fronteira (Surfro), Metropolitana (Surmet), Missões (Surmis), Nordeste (Surne), Sinos (Sursin) e Sul (Sursul): vencedora Troféu Quíron Ouro (Nível II 500 pontos, critérios “Rumo à Excelência”);

– Superintendência Regional Planalto (Surpla): finalista Placa “Finalista Excelência ESG” (Nível III 1000 pontos, critérios “MEGSA ESG Nível III”).

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores