Consórcio Iberê tem programação para marcar o Dia da Árvore no Oeste de Santa Catarina

Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, o Consórcio Iberê e seus parceiros, entre os quais a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), realizam uma tarde de campo para compartilhamento do trabalho de recuperação de matas ciliares realizado na Região Oeste de Santa Catarina pela iniciativa. O encontro será realizado nesta quarta-feira, dia 20, a partir de 13h30 min, na propriedade de um dos participantes do projeto, na Comunidade de Gramados, interior do município de Águas de Chapecó.

O trabalho de proteção de mananciais e recomposição de mata ciliar é desenvolvido desde 2006 pelo Consórcio Iberê, e recebeu investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão da CASAN. A iniciativa já se estende por 364 propriedades rurais. Entre os resultados está a recuperação de 145 hectares de mata ciliar na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó/Irani.

O engenheiro da CASAN Antônio Batiston, que coordena os trabalhos do Projeto pela Empresa, vai falar sobre os projetos de recuperação das matas ciliares desenvolvidos na região no encontro, que contará ainda com a participação de representantes da FATMA de Chapecó, Escola Básica Municipal de Fernando Machado, Flona (Floresta Nacional) Chapecó e Universidade Federal da Fronteira Sul. Entre os assuntos em pauta aspectos legais de licenciamento, processos de recuperação de mata nativa para uso sustentável e experiências de educação ambiental.

A programação prevê ainda uma mesa-redonda com agricultores dos sete municípios que fazem parte do Consórcio Iberê/SC, quando serão relatados os trabalhos de recomposição da mata ciliar nas suas propriedades e nas comunidades em geral. Na sequência os participantes plantarão mudas de árvores nativas ao longo do Lajeado.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores