Colaboradores das associadas Aesbe possuem 30% de desconto na nova turma do curso Metodologia Acertar para Prestadores, realizado pela Abar

Estão abertas as inscrições para a quarta turma do curso online Metodologia Acertar para Prestadores – Melhores Práticas de Gestão de Informações, realizado pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar). Os prestadores de serviços associados à Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) têm direito a 30% de desconto.

Os interessados devem enviar um e-mail para a Secretaria da Abar até o dia 30 de setembro, sinalizando o interesse e devem enviar o documento atual da Secretaria da Aesbe comprovando o vínculo com a associação. O endereço do e-mail é inscricoes@abar.org.br. Todas as orientações adicionais serão enviadas após o recebimento da solicitação.

O conteúdo poderá ser acessado imediatamente após a confirmação da matrícula, por meio da Plataforma de Ensino a Distância da Abar, a Abar/EAD, e ficará disponível até um ano após o encerramento das inscrições.

O curso é dirigido a operadores de serviços públicos de água e esgoto, consultores de companhias de saneamento, pesquisadores, servidores de agências reguladoras e tribunais de contas que atuem em saneamento. Seu conteúdo foi desenvolvido com base no Guia de Melhores Práticas da Metodologia Acertar, o método de certificação padronizado pelo Governo Federal por meio do qual as agências reguladoras verificam a confiabilidade das informações utilizadas na definição de tarifas e indicadores de qualidade do serviço prestado, relacionadas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS/Sinisa).

A carga horária é dividida em 123 videoaulas curtas e objetivas, totalizando 8 horas. Fazem parte do programa ainda quatro horas de webinars ao vivo, com temática operacional e econômico-financeira, e 14 horas de conteúdos complementares. Os alunos têm também a possibilidade de solucionar dúvidas por e-mail com os instrutores.

Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

METODOLOGIA OFICIAL DE AUDITORIA DO SNIS

O economista Samuel Barbi, gerente de Informações Econômicas da Arsae-MG e Coordenador do Grupo de Indicadores da Câmara Técnica de Saneamento (CTSan) da Abar, é um dos instrutores do curso, ao lado da engenheira ambiental Luíza Kaschny Borges Burgardt, gerente de Fiscalização de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Aresc-SC. Ele ressalta a importância da capacitação de prestadores e reguladores para a implementação da Metodologia Acertar.

“Tanto as agências quanto os prestadores de serviços devem trabalhar de forma colaborativa na implementação da metodologia Acertar, de modo a diagnosticar eventuais problemas de informações e da prestação dos serviços em si, e propor conjuntamente as soluções.  O Acertar cumpre exatamente este papel. O propósito do projeto não é o de atuar com fins sancionatórios, mas de estabelecer a parceria e a colaboração entre agência reguladora e prestador, que têm o mesmo objetivo de levar saneamento para todo o Brasil, com qualidade e a preços módicos”, observa Samuel Barbi.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores