Colaboradores das associadas Aesbe possuem 25% de desconto para curso da Finatec sobre ferramenta de avaliação para projetos e soluções inovadoras

A Finatec abriu uma turma direcionada aos profissionais do saneamento que atuam ou pretendem atuar em programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

De 07 a 10 de agosto de 2023, a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) realizará o curso “Conceitos básicos e aplicações da métrica Technology Readiness Level (TRL) em programas de PD&I”, destinado aos colaboradores envolvidos em qualquer atividade relacionada ao desenvolvimento tecnológico e inovação, e tem como objetivo apresentar a métrica NASA-TRL para profissionais do saneamento, uma ferramenta amplamente reconhecida e utilizada para avaliar o nível de desenvolvimento tecnológico de projetos e soluções inovadoras. Os colaboradores das companhias associadas à Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) possuem 25% de desconto no valor da inscrição.

O curso de TRL possui um conhecimento para as equipes de inovação fazerem uma avaliação clara e objetiva do estágio de maturidade tecnológica de projetos e soluções. A metodologia do curso consiste em aulas expositivas e tarefas. Será ministrado das 9h às 12h, de 07 a 10 de agosto, por meio de aulas virtuais, síncronas via plataforma Zoom, com um total de 12h de carga horária.

O investimento para a participação é de R$ 1.115,00 (um mil, cento e quinze reais), com desconto de 25% para colaboradores das empresas associadas à Aesbe. Para informações e inscrições, entre em contato via telefone: (61) 3348-0476; e-mail: negocios@finatec.org.br, ou site: https://www.academiafinatec.com.br/curso-de-trl/.

O conteúdo programático é composto por diversos temas, como: Gênese e justificativa; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na ótica do TRL; Os nove níveis básicos da métrica; Locus ideal para amadurecimento da tecnologia; A métrica nas áreas de atuação da empresa; A métrica em projetos de PD&I; financiamento e Vale da Morte; comercialização da tecnologia; uso da métrica em casos exemplos; métrica multidimensional para gestão da inovação; definição dos projetos (grupos de cinco alunos) de interesse no contexto da métrica; e apresentação do relatório de avaliação dos projetos.

O corpo docente é formado por Carlos Alberto Gurgel Veras, coordenador técnico do curso, e engenheiro mecânico na área de sistemas térmicos, com mestrado em propulsão aeroespacial; Palloma Vieira Muterlle, pesquisadora e professora adjunto IV da Universidade de Brasília (UnB) e membro do grupo de pesquisa de Fadiga, Fratura e Materiais; Bruno Cesar Goulart, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, pela Universidade de Brasília (UnB/2019) e graduado em Engenharia Ambiental, pela Universidade de Uberaba (2014); e Flávio Duque Estrada Soares Pereira, mestre em Economia aplicada ao Desenvolvimento Sustentável e graduado em Ciências Biológicas. 

Sobre o Curso TRL

Formato: Aulas virtuais, síncronas via Zoom

Duração: 12 horas

Abertura do período de inscrições: 07 de agosto de 2023

Investimento: R$ 1.115,00* (um mil, cento e quinze reais)  – 25% de desconto para colaboradores das empresas associadas à Aesbe

 Sobre a métrica NASA-TRL

A métrica NASA-TRL, ou “Technology Readiness Level” da NASA, é um sistema que foi desenvolvido para avaliar o nível de maturidade de uma tecnologia específica. TRL é um método padronizado e amplamente aceito para avaliar e comparar a maturidade de tecnologias diferentes, utilizado por diversas agências governamentais e empresas ao redor do mundo. Essa métrica é particularmente útil para gestores de projetos, engenheiros e desenvolvedores para entenderem a que ponto uma tecnologia está de ser implementada e quais são os riscos associados.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores