Colaboradores da Casal usam materiais recicláveis em produção de maquete de ETA

Estrutura foi montada com sobras de materiais usados em serviços da Companhia e mostra processo de tratamento de água para distribuição a uma cidade em miniatura

 Com informações da Casal

Maquete foi montada com o uso de materiais reaproveitados da Casal. Crédito: Diego Barros

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) ganha destaque por mais uma ação de sustentabilidade ambiental. Desta vez, restos de obras e serviços deixaram de ser descartados e foram transformados na maquete de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e de uma cidade em miniatura.

A estrutura é composta por papelão, palito de madeira, capacitor inutilizado de aparelho de ar-condicionado, tampas de garrafas, copos, mangueira, tinta, bomba de aquário e outros materiais, quase todos oriundos de reciclagem e obtidos nas instalações da própria Companhia.

A iniciativa foi dos colaboradores Edivaldo da Silva, Daniela Pereira, Padilha, Everton, Elton e outros lotados em diversos setores da empresa, entre os quais a Gerência de Serviços Auxiliares (Gesea/Sulos) e a Superintendência de Meio Ambiente e Qualidade do Produto (Sumaq).

A ETA representada na maquete recebeu o nome de um colaborador que morreu vítima de Covid-19, no início da pandemia, antes do desenvolvimento das vacinas. Ela se chama Estação de Tratamento de Água Hugo de Oliveira. Foi uma forma que os colegas encontraram de homenagear o ex-funcionário, que era contratado de uma empresa privada e esteve a serviço da Casal por mais de uma década.

Depois de ser apresentada na sede da Companhia, em Maceió, a estrutura será levada para a ETA Josué Palmeira, conhecida como ETA Pratagy, no Benedito Bentes, onde poderá ser vista por todos os funcionários e visitantes da unidade, que eventualmente recebe estudantes, pesquisadores e técnicos para visitas guiadas.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores