Casal adquire cromatógrafo de íons para maior ETA de Maceío

Visando à qualidade da água, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) adquiriu o aparelho cromatógrafo de íons para utilizar na ETA do Pratagy – a qual é a maior de Maceió. O uso desse aparato tecnológico torna a ETA uma das mais modernas no quesito comprovação da qualidade da água.

O que é um cromatógrafo de íons?

O engenheiro químico Alfredo Brechó, que desempenha a função de gerente de Qualidade do Produto na Casal, oferece uma explicação sobre o equipamento: “É um aparelho capaz de separar íons e moléculas polares, com base em sua afinidade, com trocadores de íons presentes no equipamento. Ele manipula as cargas das partículas, permitindo separá-las para análise.”

Essa tecnologia trouxe diversas vantagens à análise da água feita na Casal. O procedimento utilizado anteriormente pela Empresa, chamado espectrofotometria, fornecia resultados dependentes de cálculos e interpretações realizadas por operadores. Era um método demorado e suscetível a erros de interpretação, que poderia demandar repetições de testes. Além disso, era mais caro, por depender de um grande número de substâncias reagentes. Já na cromatografia de íons basta inserir a amostra a ser analisada no equipamento para que o resultado seja devolvido na forma de planilhas, gráficos e tabelas. De forma simples, rápida e prática.

A capacitação dos colaboradores da Casal

Contudo, o processo de mudança de uma tecnologia para outra não é simples. Isso dependeu, além do investimento de cerca de R$ 150 mil com recursos próprios da Casal, de um amplo trabalho de capacitação dos colaboradores da Companhia.

O curso de capacitação em cromatografia iônica foi composto por aulas teóricas e práticas, lecionadas a técnicos da própria empresa por profissionais cedidos pela Metrohm, a fornecedora do cromatógrafo. As aulas aconteceram no laboratório da Gerência de Qualidade do Produto (Geqpro), na ETA do Pratagy.

Com o conhecimento adquirido posto em prática, a Casal passou a analisar o líquido fornecido pela Empresa a todos os 77 municípios em que atua, cobrindo amostras extraídas do litoral ao sertão de Alagoas, representando aproximadamente dois milhões de consumidores.

Casal e o pioneirismo no uso da tecnologia

Os fatos mencionados acima comprovam o pioneirismo da Casal no estado, pois ela é a única empresa a fazer o monitoramento de águas com cromatógrafo, o que desperta o interesse de diversas instituições públicas.

Ciente do peso de sua liderança, a Companhia capacitou, por meio de aulas conduzidas pelo pessoal técnico de sua Gerência de Qualidade do Produto, uma equipe técnica do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, nas dependências da ETA do Pratagy, ainda em 2017.

O gerente de Qualidade do Produto, Alfredo Brechó, acrescentou ainda que a Casal planeja investir na construção de um novo laboratório central. Essa ação significa que mais investimentos na análise da qualidade da água serão feitos no futuro. “Esse engajamento contínuo demonstra que a Companhia atua sempre no intuito de atender amplamente a Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, no tocante a critérios de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano”, disse Alfredo.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores