Com o objetivo de criar uma rede colaborativa de ouvidores com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas companhias de saneamento, a Aesbe institucionalizou a Câmara Técnica de Ouvidoria (CTO), que inicia as atividades em abril de 2022, com a indicação de 27 colaboradores de 18 Companhias Estaduais de Saneamento.
O grupo foi idealizado pela Ouvidoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), dada a percepção da importância do alinhamento de propósitos comuns por meio de network, compartilhamento de boas práticas, experiências temáticas e cases de sucesso. Com essa iniciativa, formou-se a Rede Nacional de Ouvidores do Setor de Saneamento.
O grupo foi concebido com a integração de ouvidores de 24 Companhias Estaduais de Saneamento, que começaram a interagir ainda no ano de 2021, por meio de um grupo no WhatsApp.
Após algumas reuniões virtuais, os componentes da Rede Nacional de Ouvidores de Saneamento concluíram de forma unânime a importância da participação da Aesbe visando à formalização e legitimação das ações e projetos do grupo.
Ao buscarem apoio junto ao secretário executivo da entidade, a proposta foi rapidamente acolhida e iniciados os trâmites para a sua aprovação, culminando com a criação da 11ª Câmara Técnica da Aesbe.