Câmara Técnica de Gestão Empresarial se reúne nesta terça-feira para debater Programa MEGSAN

Por Rhayana Araújo – assessora de Comunicação da Aesbe 

Na manhã desta terça-feira (8), a Câmara Técnica de Gestão Empresarial (CTGE), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), reuniu seus membros para debater estratégias de atuação do grupo e sobre o Programa MEGSAN, que faz parte dos benefícios oriundos do Convênio de Cooperação que a Aesbe firmou com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Participaram do encontro 18 de 11 Companhias Estaduais de Saneamento. A reunião contou também com a participação de Antonio Costa Lima Junior, secretário executivo em exercício da Aesbe; de Ronald Dauscha, diretor-presidente da FQN; e Giovana Sandrini, especialista em Projetos da FQN.          

A parceria entre as duas instituições foi viabilizada por meio do Grupo de Trabalho MEGSAN, da CTGE, se tornando um grande produto da Câmara Técnica. Foi apresentado o escopo do programa aos demais participantes da Câmara. A Aesbe atua, por meio da parceria, para fomentar a melhoria contínua da gestão empresarial das Companhias Estaduais de Saneamento, adotando o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) como referência.

Além disso, o convênio também objetiva viabilizar suporte técnico e metodológico para aplicação dos Fundamentos da Gestão para a Excelência, além de proporcionar acesso a propostas e benefícios diferenciados às Companhias Estaduais de Saneamento que decidirem aderir ao Programa MEGSAN e aprimorar seus modelos de gestão com uma abordagem orientada por processos e que promova geração de valor às partes interessadas.

Dentre os benefícios do convênio, estão as capacitações das equipes de projeto e aplicação da metodologia de autoavaliação assistida, visando a implantação do modelo de excelência de gestão (MEG) e do correspondente Plano de Melhoria de Gestão (PMG).

O grupo também discutiu sobre as propostas de eixos a serem tratados pela CTGE em 2022. Dentre os pontos, está a realização de uma reunião e participação em um Seminário, ambos a serem realizados em Belém (PA), como forma de uma maior aproximação e valorização da Região Norte.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores